contato@comunicabc.com.br

20 de maio, 2024

2

Afinal, falar ou não o salário no anúncio das vagas?

Afinal, falar ou não o salário no anúncio das vagas

Quando o assunto é procurar um novo emprego, os candidatos têm diversas dúvidas. Uma delas é se deve ou não falar o salário nos anúncios das vagas. Afinal, qual a melhor forma de agir?

Para tirar esta dúvida, primeiro é preciso entender como funciona a negociação de salário no Brasil. Em geral, o salário inicial é apenas uma referência e a negociação acontece após a contratação.

Mas mesmo assim, muitos candidatos e recrutadores continuam desconfortáveis em perguntar sobre o salário.

Para os candidatos, saber o salário e outras informações de uma vaga é importante para que possam decidir se a vaga vale a pena ou não. Além disso, a transparência na divulgação de vagas mostra respeito pelos candidatos.

Por que alguns empregadores decidem não informar o salário no anúncio?

Existem diversas razões pelas quais os recrutadores não falam os salários nos anúncios da vaga. Uma delas é que, às vezes, o salário pode não ser o principal fator na decisão de um candidato.

Outra razão é que, dependendo do cargo, o salário pode variar muito de acordo com a experiência e qualificações do candidato. Por isso, às vezes, é melhor deixar o salário fora do anúncio para que o candidato se baseie apenas nas suas habilidades e qualificações.

O que dizem os especialistas sobre o assunto?

Os especialistas divergem sobre o assunto justamente por ser um tabu dentro do mundo corporativo.

De acordo com alguns especialistas, deixar o salário de fora do anúncio pode ser um erro tanto para o recrutador quanto para o candidato. Isso porque, segundo os especialistas, fica mais fácil para o candidato saber se a vaga realmente vale a pena ou não.

Além disso, reforçam que é importante mencionar o salário no anúncio da vaga, pois isso ajuda a atrair os candidatos certos e evitar que as pessoas se candidatem às vagas para as quais não estão qualificadas.

Porém, outros dizem que não é necessário mencionar o salário, pois isso pode afastar alguns candidatos que podem ser qualificados para a vaga.

No geral, os especialistas retratam três pontos principais para não divulgar o salário:

  • Evitar que colaboradores atuais saibam o salário do novo funcionário;
  • Afastar candidatos que se inscrevem apenas pela remuneração e não por interesse na posição ou no propósito da companhia;
  • Inibir um possível desinteresse de candidatos que têm expectativa maior do que o indicado pela vaga.

fazendo entrevista

Quais são as reais vantagens e desvantagens de falar o salário no anúncio da vaga?

Alinhado com as falas dos especialistas, falar sobre o salário pode ajudar a atrair os candidatos certos para a vaga, aqueles que estejam realmente interessados e dispostos a trabalhar pelo valor oferecido.

Além disso, também pode evitar que candidatos sejam descartados logo de cara pelo simples fato de não receberem o valor que esperavam. E isso é um ponto que acontece com frequência.

Por outro lado, é importante considerar também as desvantagens de se falar o salário no anúncio da vaga. Isso pode acabar afugentando candidatos que talvez pudessem ser um ótimo fit para a vaga, mas que estão dispostos a trabalhar por um valor menor do que o anunciado.

Além disso, pode ser um risco para as empresas em relação às negociações salariais, uma vez que o candidato já terá uma ideia bem formada sobre o quanto espera ganhar naquela vaga.

Queremos saber: Qual é a sua opinião?

Como você pôde ver, muitas são as opiniões e esse assunto continua sendo complicado. Então queremos saber a sua opinião sobre o assunto. Escreva nos comentários desse artigo e compartilhe com seus colegas para entender a opinião deles também.

Tags:

Redação Multti Clique

Redação Multti Clique

O Multti Clique é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *