Quando o assunto é procurar um novo emprego, os candidatos têm diversas dúvidas. Uma delas é se deve ou não falar o salário nos anúncios das vagas. Afinal, qual a melhor forma de agir?
Para tirar esta dúvida, primeiro é preciso entender como funciona a negociação de salário no Brasil. Em geral, o salário inicial é apenas uma referência e a negociação acontece após a contratação.
Mas mesmo assim, muitos candidatos e recrutadores continuam desconfortáveis em perguntar sobre o salário.
Para os candidatos, saber o salário e outras informações de uma vaga é importante para que possam decidir se a vaga vale a pena ou não. Além disso, a transparência na divulgação de vagas mostra respeito pelos candidatos.
Por que alguns empregadores decidem não informar o salário no anúncio?
Existem diversas razões pelas quais os recrutadores não falam os salários nos anúncios da vaga. Uma delas é que, às vezes, o salário pode não ser o principal fator na decisão de um candidato.
Outra razão é que, dependendo do cargo, o salário pode variar muito de acordo com a experiência e qualificações do candidato. Por isso, às vezes, é melhor deixar o salário fora do anúncio para que o candidato se baseie apenas nas suas habilidades e qualificações.
O que dizem os especialistas sobre o assunto?
Os especialistas divergem sobre o assunto justamente por ser um tabu dentro do mundo corporativo.
De acordo com alguns especialistas, deixar o salário de fora do anúncio pode ser um erro tanto para o recrutador quanto para o candidato. Isso porque, segundo os especialistas, fica mais fácil para o candidato saber se a vaga realmente vale a pena ou não.
Além disso, reforçam que é importante mencionar o salário no anúncio da vaga, pois isso ajuda a atrair os candidatos certos e evitar que as pessoas se candidatem às vagas para as quais não estão qualificadas.
Porém, outros dizem que não é necessário mencionar o salário, pois isso pode afastar alguns candidatos que podem ser qualificados para a vaga.
No geral, os especialistas retratam três pontos principais para não divulgar o salário:
- Evitar que colaboradores atuais saibam o salário do novo funcionário;
- Afastar candidatos que se inscrevem apenas pela remuneração e não por interesse na posição ou no propósito da companhia;
- Inibir um possível desinteresse de candidatos que têm expectativa maior do que o indicado pela vaga.
![fazendo entrevista](https://multticlique.com.br/wp-content/uploads/2022/10/fazendo-entrevista-1024x528.jpg)
Quais são as reais vantagens e desvantagens de falar o salário no anúncio da vaga?
Alinhado com as falas dos especialistas, falar sobre o salário pode ajudar a atrair os candidatos certos para a vaga, aqueles que estejam realmente interessados e dispostos a trabalhar pelo valor oferecido.
Além disso, também pode evitar que candidatos sejam descartados logo de cara pelo simples fato de não receberem o valor que esperavam. E isso é um ponto que acontece com frequência.
Por outro lado, é importante considerar também as desvantagens de se falar o salário no anúncio da vaga. Isso pode acabar afugentando candidatos que talvez pudessem ser um ótimo fit para a vaga, mas que estão dispostos a trabalhar por um valor menor do que o anunciado.
Além disso, pode ser um risco para as empresas em relação às negociações salariais, uma vez que o candidato já terá uma ideia bem formada sobre o quanto espera ganhar naquela vaga.
Queremos saber: Qual é a sua opinião?
Como você pôde ver, muitas são as opiniões e esse assunto continua sendo complicado. Então queremos saber a sua opinião sobre o assunto. Escreva nos comentários desse artigo e compartilhe com seus colegas para entender a opinião deles também.