Falar sobre o futuro da energia solar no Brasil é ter certeza que este equipamento irá se popularizar ainda mais e trará muitas economias aos proprietários.
A energia solar fotovoltaica está instalada no Brasil desde 2012.
No entanto, em 2016, sua implementação teve um avanço significativo em relação às instalações nas casas e empresas.
Hoje, quando se fala em energia solar, assume-se que é uma das indústrias com maior futuro no país, principalmente, se considerar que seu crescimento em 2020 foi de 70% em comparação com os demais anos.
Vale ressaltar que essas informações foram dadas pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).
No mesmo ano, o Brasil ocupou a 9ª posição no ranking mundial de sistemas fotovoltaicos instalados, subindo três posições em apenas um ano.
Esses dados são importantes, porém como vai ser o verdadeiro futuro da energia solar no Brasil?
Cada progresso tem seu próprio ritmo, e parece que as próximas etapas envolvem o crescimento do equipamento, em nível nacional, têm tudo a ver com aspectos que são positivos e eficazes.
Uma pesquisa recente realizada pela ABSOLAR mostra que até 2050 a previsão é que a energia solar fotovoltaica gere R$ 139 bilhões em receita do setor e 1 milhão de empregos.
Pensando nos consumidores, sejam eles residenciais ou comerciais, isso pode resultar em uma economia de R$ 150 bilhões, além de uma estatística positiva de redução de emissões de carbono (CO²) de 8,3 milhões de toneladas.
Ainda de acordo com a ABSOLAR, a matriz energética do Brasil conta com cerca de 70 linhas de crédito para quem deseja instalar um sistema fotovoltaico.
Essa vantagem se traduz em financiamento e descontos para os compradores.
Dadas as expectativas positivas, pode-se prever uma enxurrada de bons resultados para o setor.
Potencial do Brasil para o investimento solar
Muitas das vezes, as instalações de fontes de energia solar no Brasil dependem de investimentos governamentais e privados.
Esse tipo de incentivo traz vários benefícios para quem busca iniciar uma vida usando energia solar e sustentável.
Hoje em dia, estão sendo discutidos projetos de lei para promover ainda mais o consumo e o investimento por meio de módulos solares.
Entre eles podemos citar a regulamentação 482/12 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que prevê indenização para quem produz mais energia do que consome.
Essa diretriz fornece créditos de energia em troca desse acúmulo, que pode ser redistribuído para locais próximos a residências e empresas com painéis solares instalados.
Confira mais sobre este sistema de energia solar em Pernambuco que disponibiliza ao proprietário, inúmeros benefícios.
Acompanhe abaixo outras razões para investir em Energia Solar no Brasil:
- Produção de 15 trilhões de megawatts (MW) por ano
- Valor de equipamentos cada vez mais baratos
- Redução em 95% do valor da conta de luz
- Meta para menor produção de CO2
- Aproximadamente 70 Linhas de Financiamento
- Leis de fomento às instalações – como a RN 482/12
O futuro da energia solar no Brasil está chamando a atenção não só da população beneficiada, mas também de potenciais investidores em solo nacional.
Os incentivos estão surgindo e crescendo de acordo com os avanços da energia fotovoltaica e, nesse ritmo, é possível vislumbrar um cenário ainda mais positivo para esse sistema elétrico no país até 2050.
Também, é possível conhecer o potencial econômico de sua conta de luz por meio da calculadora solar da Nova Eco Solar. Confira!