contato@comunicabc.com.br

20 de maio, 2024

2

Profissões do futuro: áreas em alta para 2023

Profissões do futuro áreas em alta para 2023

Ao longo dos últimos anos, temos visto as profissões do futuro sempre em constante mudança e, consequentemente, o mercado de trabalho tem sofrido grandes mudanças também.

Mas com a popularização da internet e o avanço da tecnologia, muitas profissões que antes eram indispensáveis, hoje em dia estão sendo substituídas por máquinas ou processos automatizados.

Com isso, surge a necessidade de se pensar em novas profissões para o futuro. Segundo especialistas, algumas áreas vão ganhar cada vez mais importância nos próximos anos.

Neste artigo, vamos listar algumas dessas profissões do futuro e mostrar como elas vão impactar a sociedade.

Qual o perfil dos profissionais do futuro?

Com a popularização das tecnologias disruptivas, como inteligência artificial, big data e internet das coisas, o mercado de trabalho está em constante evolução.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Gartner, até as pequenas empresas terão pelo menos um profissional de TI com perfil de Business Intelligence.

E assim, diante deste cenário, fica cada vez mais claro que o perfil dos profissionais do futuro será multidisciplinar e terá habilidades em TI.

Além disso, será cada vez mais importante que os profissionais sejam capazes de se adaptar às mudanças rápidas do mercado e tenham flexibilidade para aprender novas tecnologias.

Profissões que estarão em alta nos próximos anos

A pesquisa anual “Profissões do Futuro”, realizada pelo site de empregos Catho, identificou as profissões que devem ter mais demanda nos próximos anos.

Assim, partir dos dados fornecidos pelo site, foram selecionadas as profissões que estarão em alta nos próximos cinco anos.

As profissões do futuro estão ligadas às áreas de tecnologia, saúde e sustentabilidade.

Portanto, a pesquisa apontou ainda que as profissões relacionadas à saúde têm crescido significativamente nos últimos anos, devido ao envelhecimento da população e à preocupação com a qualidade de vida.

E no campo da tecnologia, as profissões mais requisitadas são aquelas ligadas à programação e desenvolvimento de software. Já na área da sustentabilidade, as profissões mais buscadas são aquelas relacionadas à energia renovável e à gestão de resíduos.

Com isso, confira abaixo a lista das profissões que estarão em alta nos próximos cinco anos:

  • Analista de sistemas; 
  • Arquiteto; 
  • Biólogo; 
  • Engenheiro ambiental; 
  • Engenheiro civil; 
  • Engenheiro elétrico; 
  • Engenheiro mecânico; 
  • Farmacêutico; 
  • Fisioterapeuta; 
  • Gerente de projetos; 
  • Gestor ambiental; 
  • Médico (geral); 
  • Médico veterinário.        

Como se preparar para as profissões do futuro?

Uma das maneiras de se preparar para as profissões do futuro é investir em educação de qualidade. Isso significa estudar em uma boa escola e ter um bom histórico acadêmico.

Logo, também é importante se manter atualizado com as últimas tendências e tecnologias.

Outra maneira de se preparar para as profissões do futuro é desenvolver habilidades interpessoais fortes. As habilidades interpessoais são importantes em qualquer campo, mas serão cada vez mais importantes à medida que a tecnologia avança.

Portanto, habilidades interpessoais incluem a capacidade de se comunicar eficazmente, trabalhar em equipe e resolver problemas.

Finalmente, é importante ter um senso de inovação e criatividade. As profissões do futuro exigirão que as pessoas sejam capazes de pensar fora da caixa e criar soluções inovadoras para os problemas que surgirem.

Quem conseguir desenvolver essa mentalidade terá uma grande vantagem nas profissões do futuro.

Tags:

Redação Multti Clique

Redação Multti Clique

O Multti Clique é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *