contato@comunicabc.com.br

22 de maio, 2024

2

Problemas com frizz? Dicas para cuidar e alinhar os fios

Problemas com frizz? Dicas para cuidar e alinhar os fios

Confira algumas sugestões incríveis para amenizar os problemas com frizz do seu cabelo

Seu cabelo está cheio de fios rebeldes? Quer saber como diminuir o frizz do cabelo? Basta acompanhar a leitura até o final para conferir aqui algumas dicas.

Se tem algo que odiamos ao fazer um penteado são aqueles pelos soltos e arrepiados que ficam no topo da cabeça, logo após secar o cabelo. O famigerado frizz surge devido ao ressecamento que compromete toda a estrutura dos fios.

Alguns hábitos podem prejudicar as madeixas trazendo esse aspecto que danifica a beleza natural delas. O frizz é decorrente do uso em demasia do secador, a falta de rotina de hidratação, o uso de chapinhas, a própria fragilidade dos cabelos e até mesmo a umidade do ar que pode interferir na saúde dos cabelos.

Frizz: O que pode causar?

Ao observar as células que revestem os fios de cabelo em um microscópio, percebemos que são parecidas com escamas. No entanto, a parte central deles possuem uma camada externa conhecida como cutículas, sendo responsáveis por envolver a parte interna.

Quando essa camada protetora é exposta a algum agente que agride a estrutura do cabelo, resulta no ressecamento, que altera o caimento correto das madeixas, ocasionando o frizz. Dessa forma, veja alguns fatores que colaboram para que o cabelo fique repleto de fios arrepiados:

  • pouca hidratação;
  • uso exagerado de química capilar;
  • pente ou escova de plástico;
  • excesso do uso do secador ou chapinha;
  • clima úmido;
  • fios frágeis, quebradiços ou ressecados.

Como evitar o frizz no cabelo?

Seja para as cacheadas, crespas ou as com madeixas lisas, não tem nada mais irritante do que ficar com os fios soltos no topo da cabeça. Além disso, eles deixam uma aparência de cabelos descuidados. Por isso, para impedir que suas lindas mechas fiquem com um aspecto quebrado, siga as dicas abaixo.

Passe creme de pentear com proteção térmica ao usar secador ou chapinha

Para aquelas que não saem de casa sem antes usar o secador e chapinha, é necessário tomar certos cuidados com o calor emitido por esses aparelhos, pois eles podem provocar choque térmico nos cabelos.

Por isso, o ideal é investir em cremes para pentear que tragam em suas fórmulas a proteção térmica, que devem ser aplicados com os cabelos molhados. Esses produtos são excelentes, pois são ricos em óleos de coco e óleo de linhaça, que controlam o frizz causado pelo calor desses equipamentos.

Cuidado com a temperatura

Tanto a temperatura da água quanto do vento podem retirar as cutículas que protegem os fios. Dessa forma, prefira lavar as mechas com água fria ou morna, assim como ao manusear o secador mantenha uma distância de 20 cm do cabelo, fazendo movimentos circulares. Seguindo essas sugestões estará impedindo que ocorra o ressecamento, que contribui para o aparecimento do frizz.

Hidratação é fundamental

Se o responsável pelo surgimento do frizz é o ressecamento, logo a solução é sempre a hidratação, pois ela irá devolver o brilho, fortalecer a fibra capilar, diminuindo o aspecto ressecado e as pontas duplas.

Assim, uma vez por semana, separe um dia para aplicar uma máscara capilar do comprimento às pontas. Lembre-se de seguir a orientação da embalagem, caso queira potencializar a sua hidratação, adicione 3 gotas de óleo de coco no produto.

Do comprimento às pontas passe finalizadores

Os finalizadores são ótimos aliados para amenizar o frizz, alinhando as madeixas e removendo aquela aparência de fios espigados. Além disso, eles proporcionam também uma textura mais saudável às mechas rebeldes com pontas duplas, já que eles criam uma espécie de capa protetora, que envolve a cutícula, evitando que penetre umidade na fibra capilar.

Logo, com os cabelos secos, aplique uma pequena quantidade, espalhando por toda a madeixa, cuidando para não deixar o cabelo oleoso. Produtos como óleos de coco, abacate e silicone para cabelos funcionam muito bem como finalizadores, que podem ser usados durante a rotina do dia a dia.

Utilize pentes e escova de madeira

Um hábito que não damos a devida atenção, é usar nos cabelos escova ou pente de plástico. Eles colaboram com o frizz no cabelo, pois quebram os fios. Isso acontece porque o material de plástico conduz eletricidade em contato com as madeixas, e o atrito provocado os deixam arrepiados.

Portanto, o ideal é utilizar pentes de madeira que não produzem eletricidade estática, ainda estimulam a circulação sanguínea do couro cabeludo e não acarretam alergias, entre outras vantagens.

Tags:

Redação Multti Clique

Redação Multti Clique

O Multti Clique é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *