Pilotar visando a segurança não é somente ter cuidado no trânsito, mas utilizar os equipamentos certos que podem prevenir uma fatalidade
As motos são conhecidas como um meio de transporte eficiente, já que elas conseguem entrar em qualquer espaço, possibilitando ao seu condutor menos trânsito. No entanto, do mesmo modo que esse veículo de duas rodas é eficaz para reduzir o trânsito de seu piloto, ele também fornece muitos perigos.
Em meados de 2019, o país teve uma alta em mortes, chegando a 20 mil pessoas, nos acidentes envolvendo as motos, isso, somente em casos que realmente vieram a óbito, já os casos que as levou a invalidez permanente, chegam aos 194 mil.
Com tantas fatalidades e casos de invalidez, se preparar para conseguir rodar com as motocicletas com total segurança vem se tornando uma prioridade entre aqueles que usam esse meio de condução diariamente. E o primeiro passo para reduzir drasticamente a mortalidade e também casos de invalidez permanente, é investir naqueles modelos de capacete ideais, que entregam total segurança aos seus usuários, além, é claro, do conforto necessário para dirigir o veículo sem nenhum problema.
Conhecendo os melhores métodos para pilotar motocicleta com segurança
Para rodar com as motocicletas em solo brasileiro com total segurança não existe nenhum segredo, afinal, a própria exigência da lei traz para o condutor as normas que devem ser cumpridas para que garanta a sua segurança. Por esse motivo, todo motociclista habilitado já deve ter aprendido nas aulas de formação, que esses itens a seguir não podem faltar no momento de conduzir um veículo de duas rodas, ou melhor dizendo, uma moto.
Capacete
O primeiro equipamento indispensável, no momento de pilotar uma moto, é o capacete. Em território nacional, principalmente nas grandes cidades, muitos motoristas acabam desobedecendo essa regra, e com isso, acabam pagando com a própria vida.
Utilizar o capacete pode salvar a vida do condutor, afinal, o capacete é um equipamento que amortece os impactos que poderiam ser causados na cabeça, e isso pode, além de salvar a vida, contribuir para que nenhuma lesão venha a acontecer, deixando o piloto debilitado, ou até mesmo em estado vegetativo.
Luvas
As luvas são indispensáveis, principalmente em dias frios em que danos graves nas mãos podem ser ocasionados decorrente do frio e da velocidade da moto.
Então, para os condutores de plantão que não gostam deste item, fica a dica! Ele é fundamental para conseguir manter a própria segurança no trânsito em dias frios.
Jaqueta
Quando falamos de pilotar moto, seja em um dia quente ou no dia frio, utilizar a jaqueta pode ajudar em casos bastante específicos. Se ocorrer um acidente, a jaqueta irá auxiliar, evitando o contato direto da pele com o asfalto. Logo, a utilização da jaqueta não se limita apenas ao aquecimento do motorista em dias frios.
Botas
As botas são indispensáveis, elas podem ser substituídas por sapatos ou tênis, mas nunca por chinelos ou sandálias.
Calça
A calça é outro método de se proteger caso ocorra algum tombo ou acidente envolvendo a moto, então, entra em um dos equipamentos indispensáveis.
Importância de se proteger
Com a alta taxa de mortalidade envolvendo as motos, todo cuidado no trânsito é pouco e andar todo equipado, com os equipamentos que irão proteger sua vida, não é motivo de ter vergonha, mesmo que o veículo seja uma moto com baixa cilindrada.
Colocar sempre a segurança em primeiro lugar irá permitir pilotar seu veículo com segurança e mostrando aos outros que o que realmente importa não é estar bonito em cima de uma moto, mas sim protegido contra eventuais problemas que podem até mesmo tirar a vida.
Portanto, na hora de pegar a moto, escolha com sabedoria todos os equipamentos ideais, e não esqueça de nenhum, para garantir que a segurança esteja no bagageiro da moto, prevenindo fatalidades.