contato@comunicabc.com.br

20 de maio, 2024

2

7 tipos de parafuso e seus usos

parafuso

O parafuso é um dos itens mais simples que podemos encontrar dentro de uma caixa de ferramentas doméstica. Usado para unir duas peças ou fixar itens em uma superfície, os parafusos muitas vezes são comprados no dia a dia por pessoas comuns, que desejam fazer seus reparos mais simples sem precisar recorrer a ajuda de um profissional.

Ao ir até uma loja de materiais para comprar o item e outros tipos de ferramentas, é possível se deparar com mais de um modelo. E agora, qual devo escolher? Abaixo, você confere mais informações sobre 7 tipos de parafusos e a sua utilidade.

Parafuso francês

Um dos modelos mais clássicos, o parafuso francês é conhecido por ter a cabeça em formato semelhante a um cogumelo, sendo fechado por uma seção quadrada na outra extremidade. É esse formato que permite que ele se encaixe e se mantenha fixo tanto em buracos redondos quanto em buracos quadrados. A madeira é a superfície onde esse modelo é mais utilizado no dia a dia.

Parafuso sextavado

Se o parafuso francês é conhecido, o modelo sextavado é o mais comum na hora de fazer reparos. Se alguma vez você já entrou em uma loja de construção e pediu um parafuso a um vendedor sem especificar o tipo, provavelmente ele te trouxe um parafuso sextavado.

O seu formato é indicado no próprio nome, inspirado na cabeça de seis faces do objeto. A seção utilizada para fixar o parafuso na outra extremidade também tem o formato de um hexágono. O parafuso pode ser usado em diversas superfícies que vão desde a madeira até o metal.

Parafuso sextavado interno

Também conhecido como Allen, esse tipo de parafuso tem um formato bem semelhante com o sextavado comum, mas possui as suas particularidades. No modelo existe uma fenda hexagonal, localizada na parte interna da cabeça ou na sua haste. Essa diferença no formato permite que o modelo seja usado em locais de difícil acesso, fazendo com que o manuseio se torne viável.

Parafuso máquina

O nome do modelo pode fazer parecer que esse parafuso é usado em grandes indústrias ou maquinários, mas na realidade ele também pode ser facilmente encontrado dentro de casa.

A sua cabeça possui uma fenda simples ou Phillips (aquela que se assemelha ao formato de um x), o que facilita o manuseio com as chaves de fendas mais populares. O seu uso doméstico é feito, geralmente, em eletrodomésticos e outras superfícies de metal.

Parafuso autoatarraxante

Esse é mais um modelo com o nome bem sugestivo. Os parafusos autoatarraxantes possuem uma particularidade na sua rosca: ela é mais espaçada e pontiaguda na extremidade. Esse formato permite que os parafusos atravesse superfícies menos resistentes, dispensando o uso da furadeira. Além disso, o furo fica feito sob tamanho e não é necessário usar uma porca para deixar o item fixo no lugar.

Parafuso madeira e chipboard

A madeira é uma das superfícies domésticas onde os parafusos são mais usados: guarda-roupas, prateleiras, nichos, estantes… uma infinidade de itens são produzidos no material. Os parafusos chipboard e madeira são os modelos ideais para não causar danos ou prejudicar a estrutura.

A rosca mais larga presente nesses tipos permite que a fixação seja feita de forma mais eficaz, agarrando e segurando a madeira. Esse movimento evita que o material se expanda e danifique.

Parafuso autobrocante

O parafuso autobrocante não é tão conhecido pelo seu uso doméstico, mas também pode ser aplicado em paredes de drywall, coberturas, placas de gesso e até mesmo telhas. A sua resistência e seu formato pontiagudo na extremidade inferior permitem que ele seja fixado sem um furo pré-realizado e sem a necessidade de um porca, aumentando a praticidade.

 

Tags:

Redação Multti Clique

Redação Multti Clique

O Multti Clique é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *