contato@comunicabc.com.br

14 de abril, 2024

2

Itens essenciais para ter no seu carro

foto carro

A presença de alguns itens dentro do carro faz toda a diferença para quem costuma passar muitas horas nele no dia a dia, ou está constantemente viajando. Esses objetos podem ser muito úteis em situações emergenciais ou inesperadas, como chuva, o que torna eles ainda mais valiosos.

Não é por menos que pagar documento do carro é essencial, já que é apenas portando ele que o motorista pode sair com o carro sem riscos. Mas afinal, o que não pode faltar dentro do carro ao dirigir? Veja a lista com o mais essencial abaixo.

Documentos

Para conduzir com tranquilidade e dentro da lei, o motorista deve sair de casa com uma série de documentos. Entre eles, estão a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). No caso do CRLV, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que seu porte é dispensado caso o agente de trânsito tenha acesso ao sistema de trânsito informatizado. No entanto, como isso não é garantia em uma eventual fiscalização, é sempre bom tê-lo consigo.

Vale lembrar que dirigir sem estar postando a CNH ou com ela vencida é uma infração passível de multa, pontos na habilitação e retenção do veículo. Nesse caso, ele fica retido até que o condutor regularize sua situação para poder buscá-lo. O mesmo vale para o CRLV, havendo a retenção do carro para quem andar sem ele ou com uma versão vencida dele.

Kit de ferramentas

Algumas ferramentas são obrigatórias, como é o caso do macaco e a chave de roda, já que elas podem ser utilizadas para a troca de um pneu furado. No entanto, é interessante ter um kit de ferramentas mais completo e guardá-lo no porta-malas para realizar pequenos consertos e reparos emergenciais. Esses itens podem contar com chaves de fenda e Philips, alicates, fitas adesivas e isolantes.

Cabo de chupeta

Uma situação indesejada, mas que o motorista precisa estar preparado, é a bateria do carro acabar, impossibilitando assim de dar partida no motor. Se não for possível levá-lo até uma oficina, dá para contornar esse problema transferindo a energia de um carro para outro por meio do famoso método conhecido como “chupeta”. Para fazer isso, será necessário um par de cabos próprios para essa tarefa, o que os tornam essenciais para guardá-los no carro.

Kit de primeiros socorros

Os especialistas recomendam guardar no carro um kit de primeiros socorros, sobretudo quando não há farmácias e hospitais por perto. Eles são muito úteis em casos de acidentes que causem arranhões ou ferimentos leves. Geralmente, esses kits devem possuir itens essenciais como analgésicos, bandagens, gaze, antissépticos, antitérmicos, soro fisiológico, tesoura e luva descartável, podendo assim cuidar desses ferimentos e sintomas.

Garrafa d’água

Nos dias de calor e tempo seco, é ainda mais importante ter uma garrafa d’água no veículo. Você pode comprar uma apropriada, como as garrafas térmicas de inox, e deixar ela sempre abastecida antes de sair de casa ou na hora de voltar do trabalho. Assim, caso você fique preso no trânsito e bata aquela sede, você não passará vontade.

Flanela ou pano de microfibra

Quem nunca pegou uma chuva repentina e acabou ficando com os vidros embaçados? Nesses casos, para quem tem um carro que não tenha desembaçador e ar-condicionado, uma flanela ou pano de microfibra é bem útil. Isso porque eles contam com alta absorção e, por isso, são excelentes para secar líquidos, não apenas nos vidros, mas também em outras partes no interior do veículo. Além disso, também podem ser utilizados para limpar as mãos após uma troca de pneus ou limpar os faróis.

Guarda-chuva

Por falar em chuva, outro item indispensável e que pode livrá-lo de situações ruins é o guarda-chuva ou uma sombrinha. Barato, ele não ocupa muito espaço (pode ser colocado debaixo do banco do motorista, por exemplo) e é extremamente útil para proteger crianças, idosos ou objetos e equipamentos que não podem molhar.

Óculos escuros

Dirigir com a luz do Sol batendo no rosto, sobretudo no início da manhã ou no crepúsculo, é mais do que um incômodo: é um risco ao motorista e aos demais, já que a incidência da luz pode fazer com que haja um acidente. Dessa forma, uma forma de proteger a visibilidade do condutor e eliminar reflexos da luz é sempre ter um par de óculos escuros no porta-luvas, garantindo assim que sua visão não seja prejudicada ao dirigir.

Tags:

Redação Multti Clique

Redação Multti Clique

O Multti Clique é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *