contato@comunicabc.com.br

20 de maio, 2024

2

Mobilidade urbana feminina: desafios e perspectivas

Mobilidade urbana feminina

Confira algumas soluções inovadoras para nos inspirarmos no que diz respeito à mobilidade urbana das mulheres

A mobilidade urbana feminina é um tema relevante para a discussão das cidades e do urbanismo, já que atualmente as mulheres são responsáveis por grande parte do fluxo nos grandes centros, seja para o trabalho, para o lazer ou para as tarefas domésticas.

No entanto, esse grupo ainda enfrenta diversos desafios no que diz respeito ao tema, como a falta de infraestrutura adequada, a insegurança nas ruas, a discriminação no transporte público e privado, além da dificuldade de achar acessórios adequados — desde um capacete feminino ou até mesmo veículos mais ergonômicos pensados para esse público.

Neste artigo, vamos abordar os principais desafios da mobilidade urbana feminina e apresentar algumas perspectivas de soluções.

Desafios diários e problemas de ordem prática

Com o desenvolvimento econômico e o crescimento das cidades — além do empoderamento feminino que está cada vez maior, com mais mulheres nas ruas e, consequentemente, mais pessoas —, a questão da mobilidade urbana se tornou um problema de extrema urgência a ser solucionado.

No que diz respeito ao transporte público, nosso cenário atual pode ser considerado desesperador. Dentre os principais problemas, estão:

  • passagens cada vez mais caras;
  • enorme tempo de deslocamento por conta de uma baixa otimização de linhas muito utilizadas;
  • enorme fluxo de veículos diariamente, o que faz aumentar o tempo de espera pelo transporte público;
  • falta de infraestrutura adequada, que gere o mínimo de conforto possível durante a viagem, causando desgastes físicos e muitas vezes mental.

De fato, tivemos algumas implementações que favoreceram as mulheres ao longo da última década, como a criação de carros exclusivos em alguns meios de transporte.

A criação do Carro das Mulheres nas linhas de metrô e trem do Rio de Janeiro e do Vagão Rosa, em São Paulo, foram realmente ótimas iniciativas, porém ainda são insuficientes se pararmos para pensar no tamanho do público feminino que se desloca diariamente.

Percebemos a urgência de se pensar em aprimorar a mobilidade feminina no transporte público quando vemos os vagões exclusivos extremamente lotados, muitas vezes por mulheres que não aguentam mais a falta de respeito e, muitas vezes, o assédio que sofrem diariamente dentro de trens e metrôs.

Além de todos esses desafios no que diz respeito aos transportes coletivos, ainda enfrentamos problemas para quem opta por meios individuais de se locomover, como as ciclistas. A ausência de infraestrutura e planejamento de ciclovias, que muitas vezes terminam no meio do nada, acabam por colocar a vida dessas mulheres em risco.

Os desafios são realmente enormes e não param por aí. A seguir, apresentamos algumas soluções inovadoras adotadas por diversos países que favoreceram bastante a mobilidade urbana.

Soluções inovadoras para se inspirar

Ao redor do mundo, vemos diversas iniciativas para facilitar o deslocamento e que, com certeza, se adotadas por aqui, iriam melhorar a qualidade de vida de diversos brasileiros e brasileiras. Veja algumas.

Alemanha

Os metrôs são bike friendly e possuem vagões exclusivos para quem deseja levar consigo suas bicicletas para continuar o percurso após encerrarem a viagem.

Dinamarca

O país localizado no norte europeu é tido como referência mundial em infraestrutura de ciclovias. Tem 12 mil quilômetros construídos, além das ciclovias suspensas, onde não há necessidade de se atravessar nos cruzamentos.

 

Colômbia 

O país sul-americano se tornou referência no transporte por meio da implementação de teleféricos, chamados de “metrocabo”. Além da rapidez no deslocamento, o meio é totalmente sustentável e já inspirou inúmeros países ao redor do mundo.

Tags:

Redação Multti Clique

Redação Multti Clique

O Multti Clique é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *