contato@comunicabc.com.br

20 de maio, 2024

2

Guia com dicas essenciais para as mães de primeira viagem!

Guia com dicas essenciais para as mães de primeira viagem!

É comum se sentir insegura ao ser mãe pela primeira vez. Confira algumas dicas básicas para ajudá-la nos cuidados com o bebê!

A decisão de ter um filho muda estruturalmente a vida de uma mulher. Muitas ficam inseguras sobre o que é preciso fazer para oferecer os melhores cuidados possíveis. Alguns dos medos mais comuns, relatados por mães, são: como saber que a hora do parto chegou, não saber como cuidar do bebê e receio de exaustão física.

Por isso, é fundamental buscar informações e estar cercada por uma rede de apoio. Muitos fatores são importantes para garantir conforto e segurança para o bebê. É preciso pensar desde a escolha do sling e das melhores fraldas até a rotina de amamentação e sono, entre outros exemplos. Confira mais detalhes a seguir!

Rede de apoio

Nos últimos anos, o debate público sobre maternidade tem ressaltado muito a importância de ter uma rede de apoio. Trata-se de um grupo de pessoas que ajudarão os pais a cuidar de si durante a maternagem/paternagem.

Essa rede pode ser composta por familiares (pais, avós, tios, padrinhos, primos), amigos e colegas, além de profissionais de saúde. A rede de apoio é fundamental para garantir cuidados simples, como ajuda para manter a casa limpa, comprar itens no mercado, ficar com o bebê para que os pais tomem um banho com mais calma etc.

Conversar também é importante para criar um espaço seguro de acolhimento. É fundamental que os pais não tenham vergonha de pedir ajuda e digam à equipe de apoio quais são suas necessidades. Os progenitores precisam de apoio, e ninguém é menos mãe ou menos pai por reconhecer isso.

É melhor começar a formar uma rede de apoio desde o início da gestação e contar com ela para acompanhá-la a consultas e exames. À medida que a criança cresce, a rede de apoio pode ser ampliada e incluir pais de colegas do seu filho.

Cuidados no pré-natal

O Ministério da Saúde brasileiro recomenda que uma gestante deve ir a pelo menos sete consultas durante o pré-natal. Esse processo é essencial para detectar ou evitar patologias precocemente (na mãe ou no bebê).

Um bom pré-natal reduz as chances de complicações durante a gestação, parto e pós-parto. Além disso, aumenta as chances de o bebê se desenvolver com saúde. Por isso, é fundamental seguir as recomendações médicas e fazer um bom pré-natal.

Amamentação

O processo de amamentação é complexo e potente, já que o leite materno é o principal alimento consumido pelo bebê durante o seu primeiro ano de vida. Muitas vezes, as mães podem ter algumas dificuldades para amamentar o bebê. Uma delas é a dificuldade do bebê de saber como sugar o leite do peito (a chamada “pega”).

Outra dificuldade é a ocorrência de problemas como a mastite. Caracterizada como inflamação mamária, é causada pela entrada de bactérias nos ductos lactíferos. A mastite surge mais facilmente quando há fissuras no bico do peito da mãe. Se ela ocorrer, será necessário tomar ainda mais cuidado com a higienização das mamas. Aplicar o próprio leite materno sobre a aréola e o mamilo ajuda a cicatrizar as fissuras nas mamas.

Fraldas e sling

Outra preocupação importante está relacionada aos itens utilizados pelo recém-nascido. Um deles é o sling. Trata-se de um tecido com aproximadamente 5 m de comprimento e 60 cm de largura, usado para deixar o bebê preso ao corpo dos pais e cuidadores.

Além de garantir aproximação e acolhimento ao bebê, ajudando a intensificar o vínculo entre o bebê e os pais, o sling é recomendado porque respeita a curvatura natural da coluna nessa fase do desenvolvimento.

As fraldas são outro fator relevante e devem ser escolhidas por sua qualidade. Analise com calma algumas marcas, modelos, tamanhos, tipos de materiais e poder de absorção. Priorize aquelas feitas de materiais antialérgicos e os modelos com camada de proteção ultrasseca, que evitam vazamentos e assaduras na pele do bebê.

Tags:

Redação Multti Clique

Redação Multti Clique

O Multti Clique é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *