contato@comunicabc.com.br

20 de maio, 2024

2

Mitos e verdades sobre a saúde íntima masculina

Mitos e verdades sobre a saúde íntima masculina

A fimose, por exemplo, pode dificultar a higiene masculina e até causar infecções

O cuidado com a saúde é algo fundamental para todas as pessoas. No entanto, quando se trata especificamente do público masculino, há uma tendência maior no que diz respeito à carência ou ausência de cuidados com a própria saúde.

Isso fica ainda pior quando o assunto em questão é a saúde íntima, algo que, ainda hoje, é tratado como tabu. Aqui não estamos falando de algo simplista, como modelos de cuecas masculinas, mas sim dos riscos e problemas futuros que podem estar diretamente relacionados a essa falta de conhecimento e de cuidado.

Pensando nisso, selecionamos alguns dos mitos e verdades que envolvem o universo da saúde íntima masculina, de modo a sanar as principais dúvidas que possam existir. É importante, principalmente, ajudar a rever a forma como esse público vem cuidando da própria saúde.

Cuidar da saúde é sinônimo de coragem

Antes de falar propriamente dos principais mitos e verdades sobre a saúde íntima dos homens, é interessante entender o que há por trás de todas as dificuldades desses indivíduos para cuidarem de si mesmos. Uma das possibilidades mais visíveis é o preconceito quanto ao autocuidado.

Por muito tempo, as sociedades entendiam o papel dos homens como os provedores da casa, oferecendo tudo aquilo que fosse necessário para a sua família. Na Pré-História, por exemplo, a demonstração de força era um atributo diferenciador na hora de se escolher o melhor candidato a parceiro.

Apesar de todas as mudanças e evoluções, a tendência de entender o homem como símbolo de força e coragem se manteve. Em contrapartida, essa tendência conseguiu encobrir as fragilidades próprias de qualquer ser humano, fazendo com que as pessoas do sexo masculino acreditassem no mito do super-homem.

Hoje, percebe-se tal ideia como totalmente errada e que, na verdade, o cuidado com a própria saúde é o verdadeiro sinônimo de coragem. Entender isso é o primeiro passo para que possamos rever a maneira como a saúde íntima é tratada em nossa sociedade, visando, quem sabe, eliminar de vez todos os tabus nela envolvidos.

Desvendando mitos

Conheça alguns dos mitos e verdades sobre a saúde íntima masculina.

Falta de higiene pode causar câncer de pênis

Verdade. Inclusive, especialistas explicam que a maior parte dos casos de câncer peniano poderiam ser inibidos com a higienização correta do órgão genital masculino. O pior é que, se a doença não for tratada no início, há riscos concretos de amputação parcial ou total do pênis.

Camisinha dificulta a ejaculação

Mito. O preservativo é essencial para se ter uma relação sexual segura e saudável, porque evita uma série de doenças. Na verdade, o que acontece é uma perda mínima de sensibilidade, pois não há o toque direto com a pele do parceiro ou da parceira. Isso, porém, não impede a sensação de prazer e tampouco a ejaculação.

Homens com mais de 40 anos têm andropausa

Mito. A andropausa é um problema que atinge uma média de 20% dos homens com mais de 40 anos. Ela é caracterizada pela queda na produção de testosterona, podendo causar mudanças emocionais, físicas e até mesmo sexuais (como a perda da libido e a disfunção erétil). Em todo caso, deve-se buscar orientação médica.

Após fazer xixi, é preciso higienizar o pênis

Verdade. Ao terminar de urinar, o mais adequado é lavar o pênis e enxugá-lo com papel higiênico. Caso não tenha uma ducha disponível, é recomendado, pelo menos, secar o órgão genital. Fazer isso inibe a proliferação de fungos, bem como o acúmulo de resíduos na cueca.

Fimose dificulta a higiene

Verdade. A fimose nada mais é do que o excesso de pele na região da “cabeça” do pênis, a glande. Ao puxar essa pele (chamada de prepúcio) para lavar a região, o homem pode sentir bastante incômodo e até dor, sem contar a maior probabilidade de infecções. Nesse caso, é recomendada sua remoção através de meio cirúrgico.

Tags:

Redação Multti Clique

Redação Multti Clique

O Multti Clique é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *