contato@comunicabc.com.br

19 de maio, 2024

2

Quais os sinais de problemas na próstata?

Quais os sinais de problemas na próstata

O PI-RADS serve como uma espécie de sistema para determinar a graduação de que pode haver alguma lesão. Se você quer saber mais sobre o assunto, veio ao lugar certo.

Aqui vamos mostrar alguns sinais para identificar problemas na próstata. Acontece que algumas doenças são muito comuns com o passar da idade.

Bem, a notícia boa é que nos dias atuais existem meios para chegar a um diagnóstico e a um tratamento. Eles servem para devolver ao paciente um pouco mais de qualidade de vida.

Mas, é necessário saber reconhecer os sinais, isso pode ajudar em um diagnóstico precoce. Por isso saiba ver os sinais para saber quando deve buscar orientação médica.

Quer saber mais? Então continue lendo este artigo para saber mais sobre esse assunto.

O que é PI-RADS?

médica e paciente homem

O PI-RADS se usa como uma espécie de sistema para classificar e anteceder o quanto é provável ter uma lesão. Por meio de uma ressonância multiparamétrica da próstata.

Nela será possível identificar se existe algum risco de câncer. A classificação é feita com base nas imagens em T2 que são feitas em alta definição.

Esse exame faz uma combinação de diversas imagens. Elas são distribuídas em 5 grupos, se aparecer 4 ou 5, classifica-se como suspeita alta para câncer.

No caso de aparecer um desses números esse paciente precisa fazer uma biópsia. Ela é uma opção que se escolhe para poder ver a morfologia da próstata.

Tudo isso se faz por meio de sequências em T2 para associar a mais ou menos algumas novas técnicas. Por exemplo, espectroscopia, restrição e/ou difusão.

Essas técnicas fazem com que se tenha uma definição bem melhor. O exame só pode ser feito após o paciente fazer um ultrassom trans retal.

Pois isso faz com que exista uma melhora positiva na biópsia. Uma vez que ela irá guiar todo o processo até o local suspeito.

Por isso, o PI-RADS é uma etapa importante para descobrir possíveis doenças. No entanto, é preciso antes de tudo fazer a ultrassom.

Quais os sinais de que existe problema na próstata?

Quando acontece alguma alteração na próstata, logo é possível notar que seu funcionamento não está normal. Por isso, a partir desse momento é comum que alguns sinais apareçam.

Assim que surgem eles podem deixar a vida desses pacientes com desconforto. Em muitos casos gera um certo constrangimento por isso é necessário ficar de olho em alguns sintomas.

Por exemplo, alguns dos sintomas de que existe algum problema na próstata são os seguintes: disfunção erétil, uma certa incapacidade de segurar urina, entre outros. Além dos outros sintomas, é possível detectar dor na região lombar, sensação de ardor etc.

Mas, o que é a próstata? Bem, trata-se de uma glândula pequena que se localiza bem abaixo da bexiga e a frente do reto, que põem a urina e o sêmen para fora do corpo.

Acontece que conforme o corpo envelhece, esse órgão tende a crescer cada vez mais e é comum que diversos problemas apareçam depois dos 50 anos. Porém é necessário ir em busca de ajuda médica para identificar doenças.

Os cinco sintomas mais comuns são os seguintes: o sangue na urina que também pode surgir no sêmen, dor ao urinar, vontade frequente de ir ao banheiro, rigidez ou dor na parte inferior da costa e jato de urina fraco.

Quais são as soluções para essas patologias?

Claro que, seja qual for a doença, a chance de conseguir tratar de forma fácil se for descoberta no início. Por isso, é preciso se preocupar com a saúde e ir ao médico com frequência.

É importante ficar atento aos sintomas que podem aparecer. Logo deve-se fazer exames de rotina com uma certa frequência para ter certeza que tudo está em ordem.

Além disso, algumas das condições como a Prostatite ou Cancro Prostático entre outras, tem tratamento. Ou, pelo menos, uma forma de diminuir os sintomas tal como seus efeitos.

No caso de Hiperplasia Benigna da Próstata caso os sintomas não sejam tão grandes e não interfiram no dia a dia do paciente, é possível apenas vigiar com consulta. Por outro lado, se preciso algumas técnicas poder necessárias.

Por exemplo, cirurgias, fármacos e/ou alguns métodos que são minimamente invasivos. No entanto, se for Prostatite de origem bacteriana é preciso fazer uso de antibióticos e de outros remédios.

Os que atuam de forma direta nos sintomas dessa doença. Já no caso de Cancro da Próstata, os processos devem ser cirúrgicos e pode ser necessário outras técnicas como a radioterapia e/ou braquiterapia.

Portanto, fique de olho nos sintomas que aparecerem. É preciso manter uma rotina de exames e consultas ao médico para ver como anda a sua saúde.

Sabemos que os homens não são tão cuidadosos com a saúde. Mas, com o passar dos anos é preciso se cuidar para ter certeza que tudo está em ordem, o PI-RADS é uma ótima opção de solução.

Conclusão

homem sendo examinado

Por fim, mostramos algumas informações sobre doenças que atingem a saúde do homem. Além disso, deixamos a sua disposição alguns dos sintomas de doenças que atingem a próstata.

Sabemos que os homens não cuidam muito bem da saúde e isso pode ser prejudicial. Mas é importante pontuar que conforme o homem envelhece esses problemas podem aparecer.

Não sinta vergonha de procurar um médico caso sinta alguns dos sintomas que aparecem acima. Caso algum deles apareça procure um médico de imediato.

Dessa forma será possível obter tratamento precoce, caso você vá a uma clínica ao sentir os primeiros sintomas. Muitas doenças podem ser tratadas com medicações se descobertas no início.

É importante cuidar da sua saúde para melhorar a sua qualidade de vida. Tudo vai ficar bem se fizer o tratamento após os primeiros sintomas, por isso procure um médico.

Tags:

Redação Multti Clique

Redação Multti Clique

O Multti Clique é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *