contato@comunicabc.com.br

20 de maio, 2024

2

Guia para Fazer Kokedamas

Kokedamas

Uma kokedama é uma bola de musgo envolvida em um tecido, que pode ser usada como uma forma de cultivar plantas. A palavra “kokedama” é japonesa e significa “bola de musgo”. As kokedamas são feitas usando uma variedade de plantas, como bromélias, orquídeas e samambaias.

Kokedamas

Origem da kokedama

A kokedama é um tipo de planta que tem origem no Japão. A primeira referência à kokedama foi feita em um livro japonês chamado “Sakuteiki”, que data do século XI. No livro, é descrito um método de cultivo de plantas em vasos suspensos usando bromélias.

Como fazer uma kokedama?

Para fazer uma kokedama, você precisará de:

  • 1 bola de musgo (de preferência da espécie Sphagnum)
  • 1 planta (de preferência uma bromélia, orquídea ou samambaia)
  • 1 pedaço de tecido (de preferência um pano de algodão ou linho)
  • 1 tesoura
  • 1 pedaço de corda ou arame
  1. Encha a bola de musgo com água e deixe-a de molho por pelo menos 30 minutos.
  2. Enquanto a bola de musgo estiver de molho, prepare a planta. Retire a planta do vaso e lave as raízes para remover o excesso de terra.
  3. Corte o tecido em um quadrado de aproximadamente 30 cm x 30 cm.
  4. Coloque a planta no centro do tecido e envolva as raízes com o tecido, formando uma bola.
  5. Amarre a bola de tecido com a corda ou o arame, deixando um pedaço longo para pendurar a kokedama.
  6. Retire a bola de musgo do molho e escorra o excesso de água.
  7. Coloque a planta dentro da bola de musgo e aperte para que as raízes fiquem bem encobertas.
  8. Pendure a kokedama em um local que receba luz indireta e regue-a semanalmente, ou conforme necessário.

Cuidados com a kokedama

As kokedamas precisam de cuidados especiais para se manterem bonitas e saudáveis. Aqui estão algumas dicas:

  • Regue a kokedama semanalmente, ou conforme necessário. O ideal é que o musgo esteja sempre úmido, mas não encharcado.
  • Coloque a kokedama em um local que receba luz indireta. Evite a luz solar direta, que pode secar o musgo e causar queimaduras nas plantas.
  • Se a kokedama ficar muito seca, deixe-a de molho em água por 30 minutos antes de regar novamente.
  • Se a kokedama ficar muito encharcada, coloque-a em um local arejado para que o excesso de água se evapore.

Pergunta 1: O que é uma kokedama?

Uma kokedama é uma bola de substrato envolvida em musgo, que pode ser usada como um método de cultivo para plantas. Kokedamas são originárias do Japão e podem ser traduzidas literalmente como “bola de musgo”. Elas são geralmente feitas usando plantas ornamentais, mas também podem ser usadas para cultivar vegetais.

Pergunta 2: Qual o substrato ideal para uma kokedama?

O substrato ideal para uma kokedama é uma mistura de envasamento e areia grossa. A areia grossa ajuda a drenar o excesso de água, enquanto o envasamento mantém a umidade suficiente para a planta. Você também pode usar outros tipos de substratos, como barro expandido ou fibra de coco.

Pergunta 3: Como faço uma kokedama?

Para fazer uma kokedama, você precisará de uma planta, um pedaço de tecido (como sacos de musgo), um pouco de fita adesiva e uma bola de substrato. Envolva a base da planta no tecido, formando uma bola. Em seguida, cubra completamente a bola com a mistura de substrato e amarre-a com a fita adesiva. Deixe a kokedama secar por alguns dias antes de regá-la.

Pergunta 4: Quais são as vantagens das kokedamas?

As kokedamas oferecem muitas vantagens em relação a outros métodos de cultivo. Elas são fáceis de fazer, são ecologicamente amigáveis ​​e podem ser usadas em qualquer lugar da sua casa ou jardim. Além disso, as kokedamas requerem menos água do que os vasos tradicionais, pois o musgo evita que o substrato seque rapidamente.

Pergunta 5: Como devo cuidar da minha kokedama?

Para manter sua kokedama saudável, você precisará regá-la regularmente e mantê-la exposta à luz solar direta por pelo menos 4 horas por dia. Você também pode pulverizar sua kokedama com água duas vezes por semana para manter o musgo hidratado. Se sua planta começar a ficar amarela ou seus brotos estiverem ficando fracos, isso pode indicar que ela está recebendo pouca luz solar. Mude sua kokedama para um local mais ensolarado e certifique-se de regá-la adequadamente.

Pergunta 6: Posso usar kokedamas para cultivar vegetais?

Sim, as kokedamas são perfeitas para o cultivo de vegetais. Elas são uma ótima opção para quem quer cultivar plantas em espaços pequenos, como varandas ou terraços. As kokedamas também são uma ótima opção para quem mora em apartamentos ou casas sem jardim.

Pergunta 7: Como posso saber se minha kokedama está com falta de água?

Uma das principais vantagens das kokedamas é que elas requerem menos água do que os vasos tradicionais. No entanto, é importante regá-las regularmente para evitar que elas fiquem secas. Se sua planta começar a ficar amarela ou seus brotos estiverem ficando fracos, isso pode indicar que ela está com falta de água. Certifique-se de regar sua kokedama adequadamente e mudá-la para um local mais ensolarado, se necessário.

Pergunta 8: Como posso saber se minha kokedama está recebendo muita luz solar?

As kokedamas precisam de pelo menos 4 horas de luz solar direta por dia para crescer e prosperar. No entanto, se sua planta começar a ficar amarela ou seus brotos estiverem ficando fracos, isso pode indicar que ela está recebendo muita luz solar. Mude sua kokedama para um local com menos luz solar e certifique-se de regá-la adequadamente.

Pergunta 9: Como posso saber se minha kokedama está com excesso de água?

As kokedamas são extremamente tolerantes à secura, mas podem sofrer danos irreparáveis ​​se forem regadas em excesso. O musgo envolvendo a bola de substrato irá absorver a maior parte da água, mas se a bola for completamente submersa por muito tempo, as raízes da planta podem apodrecer e morrer. Se você suspeitar que sua kokedama esteja com excesso de água, retire-a da água imediatamente e certifique-se de regá-la adequadamente no futuro.

Para ver o conteúdo mais resumido, confira Web Stories.

Tags:

Redação Multti Clique

Redação Multti Clique

O Multti Clique é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *