Você fez um empréstimo, mas está precisando reajustar as contas do mês? Saiba que você pode usar a portabilidade de empréstimo consignado para conseguir uma negociação mais vantajosa!
Com a portabilidade você consegue mudar sua dívida de um banco para o outro e assim aproveitar as melhores ofertas.
Quer saber tudo sobre a portabilidade de empréstimo? Continue a leitura que vamos te contar!
O que é a portabilidade de empréstimo?
Como já dissemos, a portabilidade de empréstimo é uma modalidade que permite escolher por qual instituição financeira deseja pagar sua dívida.
A portabilidade surgiu para aumentar a concorrência e assim possibilitar que o cliente possa escolher a melhor proposta de pagamento para o empréstimo.
Isso quer dizer que você pode conseguir aumentar o prazo de pagamento, ou a redução nas taxas de juros.
Na prática, a portabilidade é a troca de dívida. Você fez o empréstimo em um banco, mas depois, recebeu uma proposta melhor para quitar aquela dívida. Então você troca de uma instituição financeira para outra.
Como funciona a portabilidade de empréstimo?
Quando você faz um empréstimo em um banco, você precisa precisa pagar as parcelas mensais daquela operação, certo?
Então, quando você solicita a portabilidade de empréstimo, essas parcelas são pagas pelo novo banco que você escolheu. E assim, inicia um novo contrato, pago com as condições oferecidas pela instituição que comprou sua dívida.
Funciona da mesma forma que a portabilidade de operadora de celular. Você muda a empresa, permanece com o mesmo número, mas consegue um pacote mensal melhor, com menor preço, ou maior pacote de dados, por exemplo.
Aqui é usada a mesma lógica, você fez um empréstimo mas deseja ter melhores condições. Você tem a opção de fazer a portabilidade com redução de parcelas, ou a portabilidade com troco.
No caso a redução de parcela é ideal para quem está em busca de diminuir o valor mensal de pagamento. Já no caso do troco, é para quem fez o empréstimo, mas está precisando de um valor extra.
Como fazer a portabilidade de empréstimo?
Ficou interessado em fazer a portabilidade de empréstimo? O processo é bem simples. Veja o que fazer para trocar sua dívida de banco.
O primeiro passo é pegar um extrato do seu empréstimo consignado, você pode obter essa informação com a instituição onde foi feito o empréstimo, ou então com o INSS, para quem é beneficiário.
Depois que você tiver o extrato com todos os dados: saldo devedor, valor da parcela, modalidade de crédito, etc, aí é só apresentar para a nova instituição.
Você leva o extrato, verifica se a proposta está de acordo com a sua necessidade, e faz a solicitação de troca. Após o pedido, basta aguardar o processo de portabilidade entre o banco atual e o novo banco.
Importante lembrar que esse tipo de operação não prevê cobranças de taxas e tarifas para efetuar a troca.
Quem pode fazer a portabilidade de empréstimo?
Por último, saiba que para fazer a portabilidade é necessário que o contrato tenha sido feito por pessoa física e a instituição financeira integrar o Sistema Financeiro Nacional (SFN).
Confira com a instituição que você escolheu para fazer a portabilidade a idade mínima e máxima para a operação. E também o número de parcelas mínimas. Essas restrições podem variar de banco para banco.