contato@comunicabc.com.br

28 de novembro, 2023

2

Guia do acabamento: 5 dicas para a reta final da sua reforma

Guia do acabamento: 5 dicas para a reta final da sua reforma

Confira dicas que podem te ajudar a garantir um acabamento de sucesso para a sua obra

A fase de acabamento é uma das mais gostosas da reforma. Porém, trata-se também de um momento que pede dedicação e atenção aos mínimos detalhes para que tudo saia como planejado.

Mas não se preocupe! Nem tudo é um bicho de sete cabeças. Selecionamos abaixo cinco dicas que podem ajudar na reta final da reforma e garantir um acabamento de sucesso: desde a escolha dos materiais apropriados, tipos de revestimentos possíveis, como pensar no seu cronograma, entre outros detalhes que fazem toda diferença.

1. Elabore um cronograma

A realização de uma obra deve ter sempre um planejamento e um cronograma de etapas. É claro que imprevistos podem surgir no desenrolar da obra, fazendo com que ela atrase em algumas fases ou que adiante em outra.

Por isso, o ideal é que esse cronograma seja o mais realista possível, levando sempre em consideração os pequenos contratempos que podem surgir durante as obras (seja por fatores externos, como chuvas, ou mesmo internos, como mudanças na reforma ou recursos no orçamento).

A partir desse cronograma, você consegue estipular os gastos e o momento de se movimentar para ir às compras e para voltar sua atenção para o acabamento da reforma.

2. Pintura para economizar tempo

É comum a escolha do acabamento das paredes com a aplicação de pinturas. E, de fato, essa é uma ótima opção, especialmente para quem precisa otimizar tempo por ser mais fácil de realizar.

Atente-se, apenas, para a necessidade ou não de algum tipo de massa na parede para que o acabamento da pintura seja melhor — em vez da tradicional aplicação de tinta direto no reboco.

3. Confira o material escolhido

Quando for planejar o acabamento do piso, das paredes e dos demais itens da casa, atente-se ao material escolhido para essa etapa — especialmente se for realizar algum tipo de revestimento.

No caso de pisos, por exemplo, é preciso atentar-se para o material mais adequado para cada tipo de ambiente: evitar materiais escorregadios para áreas externas, banheiros e cozinha; escolher pisos mais aconchegantes para salas e quartos etc.

O mesmo vale para a escolha dos azulejos e demais revestimentos de parede. O porcelanato, muito usado ultimamente por ser resistente e impermeável, costuma ser uma boa opção. Mas lembre-se: ela não é a única. Mármore, granito, madeira e demais materiais podem ser considerados, conforme o ambiente escolhido.

4. Atenção com a mobília fixa

Ao longo de uma reforma, é comum a troca de alguns itens da casa ou mesmo a instalação de novas mobílias. Ainda que o planejamento desse aparato tenha sido feito antes da fase de acabamento, é importante lembrar que alguns detalhes cabem nesse momento.

Por exemplo: verifique se a louça usada no banheiro (vaso sanitário e pia) está de acordo com os demais componentes do ambiente; ou, se foram instalados armários planejados na casa, verifique se essa nova mobília tem um design que condiz com o acabamento que você está planejando.

Isso porque é muito mais fácil repensar a cor da parede de um escritório que não está combinando com o móvel fixo do que repensar toda reforma feita naquele ambiente, não é mesmo?

5.Todo detalhe conta

A fase de acabamento parece muito difícil para algumas pessoas pelo excesso de detalhes que pedem atenção. Mas, de fato, voltar os olhos para cada pequena etapa é crucial para que a obra fique 100% pronta.

Essa atenção vai desde a instalação de vidros, de interruptores e seus espelhos, verificar se a passagem de fiação e todo sistema elétrico está funcionando, instalação de lustres e lâmpadas, entre outros pequenos detalhes que só aparecem quando avaliamos a casa e criamos uma lista do que está pronto e do que falta finalizar.

Tags:

Redação Multti Clique

Redação Multti Clique

O Multti Clique é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *