contato@comunicabc.com.br

22 de maio, 2024

2

É possível armazenar energia solar?

teto solar

Muitas pessoas têm essa dúvida sobre energia solar. Afinal, é possível armazenar? Como saber se o que foi produzido no dia foi totalmente utilizado?

Calma, nós vamos te explicar como tudo isso funciona, mas de antemão já vamos esclarecer sua dúvida: sim é possível armazenar energia solar. Na verdade, existem duas formas de fazer isso e nós vamos te explicar sobre cada uma delas.

Armazenamento de energia no sistema off grid

Caso você não saiba, existem alguns tipos de sistemas que podem ser instalados, quando o assunto é energia solar. O off grid é aquele que está fora da rede de energia solar, ou seja, ele utiliza apenas a energia que é gerada pelo seu próprio sistema. Caso ocorra algum imprevisto, não há como recorrer a nenhum outro lugar para obter energia, mas isso já é assunto para outro artigo.

No sistema off grid é possível armazenar a energia solar excedente em baterias, que são instaladas junto a todo o sistema. Assim, nos dias nublados ou chuvosos, quando a energia gerada não for o suficiente, a energia armazenada nas baterias consegue suprir essa necessidade.

São vários os tipos de bateria, cada uma com um custo-benefício diferente. É muito importante contar com a ajuda de um especialista ou de uma empresa especializada para fazer a melhor escolha. Tudo depende da sua necessidade e de como será o uso rotineiro.

Armazenamento de energia solar no sistema on grid

Ao contrário desse primeiro tipo que explicamos, aqui o sistema de geração de energia solar está conectado à rede de transmissão elétrica. Dessa forma, quando a produção excede o que é utilizado, ele é direcionado para essa rede e isso gera bônus para o responsável pelo sistema.

Esse crédito pode ser utilizado posteriormente para abater os gastos com eletricidade naqueles dias e momentos em que o sistema não produz o suficiente. Além disso, também é possível utilizar esses créditos para abater parte do valor de outras contas de eletricidade registradas sob o mesmo CPF ou CNPJ.

Então, se você possui um sistema de energia solar na sua empresa, por exemplo, e a quantidade gerada excede o que é consumido, é possível utilizar esse crédito para abater do valor de sua residência.

Por isso, é possível garantir que sim, é possível armazenar energia solar. E não precisa se preocupar, pois esse é um processo comum e fácil de ser colocado em prática. É claro, é preciso seguir alguns protocolos, mas você não enfrentará dificuldades para fazer isso.

A energia solar é muito conhecida por ser limpa e ter um ótimo custo-benefício, talvez por isso ela tem se tornado cada dia mais popular. E ao contrário do que uma parte da população pensa, não é um sistema difícil de instalar. O importante é contratar uma empresa de segurança e confiável, isso garantirá que tudo ocorra com tranquilidade.

E você, quer saber quanto custaria para instalar um sistema de energia solar em sua casa ou em sua empresa? Faça um orçamento agora mesmo! Nós podemos garantir que em menos de um mês você já conseguirá perceber o retorno de seu investimento.

Bônus: Muitas operadoras de energia elétrica já contam com os serviços de devolução da energia produzida, evitando que você faça o investimento de baterias para o seu circuito, barateando muito o custo do projeto, como é o caso da Neoenergia, que atua em Brasilia, portanto se você produz energia solar Brasilia e tem um contrato com a Neoenergia, você produz e distribui na rede durante o dia e eles te devolvem a energia produzida à noite.

Tags:

Redação Multti Clique

Redação Multti Clique

O Multti Clique é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *