contato@comunicabc.com.br

14 de abril, 2024

2

Saiba como manter os equipamentos da sua cozinha sempre como novos

eletrodomésticos de cozinha

Para preservar os eletrodomésticos por mais tempo, é preciso saber fazer a limpeza e manutenção deles corretamente

É natural que o uso constante dos eletrodomésticos faça com que eles se desgastem com o passar do tempo. Entretanto, isso não significa que você não pode zelar pela vida útil deles e garantir que eles funcionem bem por muitos anos, evitando assim despesas com consertos ou até mesmo a compra de um novo.

Assim como uma garrafa térmica de inox requer higienização após o seu uso, os eletrodomésticos que estão nesse ambiente também necessitam desses cuidados. Na maioria dos casos, a limpeza frequente é a chave para manter o aparelho bem cuidado e operante. Neste texto, conheça algumas dicas de como fazer isso com os principais eletrodomésticos da cozinha.

Geladeira

Local onde se armazena os alimentos, a limpeza da geladeira é essencial. No seu interior, ela vai se sujando à medida que caldos e leite respingam nas prateleiras, além dos alimentos ficarem expostos sem a devida proteção ou serem mantidos nela após o encerramento do prazo de validade.

Entretanto, muitas pessoas cometem um erro grave na hora de limpá-la: o uso de produtos químicos para essa tarefa. Esse é um risco muito grande, uma vez que o seu uso pode deixar os alimentos com gosto e cheiro do produto — além do risco de infectá-los.

Para limpá-la, o primeiro passo é desligá-la e retirar todos os alimentos do seu interior — esperar pelo descongelamento completo caso ela não seja frost free. Em seguida, retire as gavetas e as prateleiras para que possam ser limpas na pia ou tanque, utilizando água corrente e detergente neutro.

Já para limpar a parte interior, detergente e sabão devem ser deixados de lado. O melhor é utilizar um pano umedecido em uma solução de água limpa com algumas colheres de vinagre. Isso não apenas fará com que ela seja desinfetada, mas também irá retirar o mau cheiro. Quando ela estiver seca, recoloque tudo e só então você pode religá-la.

Fogão

O fogão é outro eletrodoméstico chave e que também merece cuidados especiais. Para higienizá-lo, primeiro se certifique que ele já esfriou, evitando assim acidentes e até mesmo o surgimento de manchas, causadas pela mistura do calor com os produtos de limpeza.

A limpeza da parte externa é feita utilizando uma esponja macia e um produto limpante específico para a superfície do seu fogão (seja ele de inox, cromado, esmaltado ou para as partes de vidro). Também pode-se utilizar um detergente neutro, que é uma escolha que não tem erro e riscos. Após a aplicação do produto, use um pano limpo e úmido para retirar os resíduos do sabão.

Já para limpar as grades e os queimadores, é preciso atenção. Use detergente neutro para limpá-los em água corrente, retirando bem a gordura. Outra alternativa é deixá-los de molho em água morna. Após lavar, deixe-os secar bem antes de recolocá-los no fogão.

Micro-ondas

A higienização do micro-ondas não tem segredo: ela pode ser feita com um pano umedecido com detergente neutro (sem cloro) ou sabão. Nesses casos, é melhor evitar produtos “milagrosos” de limpeza, sobretudo se o aparelho for de inox, já que a sua superfície pode ser danificada em caso de uso de produtos químicos muito fortes.

Para amolecer a sujeira interna, uma solução caseira é bastante efetiva. Coloque uma jarra de água com algumas rodelas de limão dentro do aparelho e ligue, na potência máxima, por cerca de 4 minutos. A evaporação fará com que a sujeira fique amolecida, facilitando a retirada com o pano umedecido e deixando o seu interior como novo.

Exaustor

Na cozinha, poucos itens acumulam tanta gordura como o exaustor, o que demanda que se faça uma limpeza regular nele para que ele possa continuar funcionando perfeitamente. E isso não se resume a passar um pano úmido na parte externa dele: é importante higienizar a parte interna.

Para limpá-lo, você pode fazer uma mistura de água com suco de limão e colocar para ferver em uma panela. O vapor da solução, ao subir, fará com que a gordura amoleça nas grelhas do aparelho. Dessa vez, você pode utilizar uma esponja contendo três colheres de sopa de vinagre branco, que serão responsáveis por dissolver a gordura e a sujeira.

Pelo menos uma vez por mês, é preciso remover os filtros de metal e lavá-los, utilizando água quente e detergente neutro. Deixe as partes de metal nessa solução por cerca de 15 minutos, permitindo que o detergente reaja para dissolver a gordura. Caso ainda sobre gordura, use uma escova de dentes velha ou um esfregão para limpar o restante e seque tudo com um pano seco antes de colocar novamente no lugar.

Tags:

Redação Multti Clique

Redação Multti Clique

O Multti Clique é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *