contato@comunicabc.com.br

20 de maio, 2024

2

As principais tendências de design de interiores para construção de imóveis.

tendencias-de-design-de-interiores

As tecnologias empregadas em projetos de arquitetura e engenharia civil tornam as habitações cada vez mais funcionais, mas o design de interiores é um ponto importante, pois torna os ambientes mais confortáveis e pessoais. 

Muitos proprietários de imóveis ignoram, em um primeiro momento, o design de interiores, mas um projeto bem definido é fundamental para criar espaços agradáveis, estéticos e funcionais para os moradores. 

Por isso, é importante reforçar o quanto o design de interiores deve ser incluído em um planejamento imobiliário desde o princípio, pois ele influencia na construção dos imóveis. 

Design de interiores em um projeto imobiliário

Pensado de forma coerente, o design de interiores é uma parte essencial da construção de imóveis, pois ajuda a criar espaços funcionais, esteticamente agradáveis e personalizados, que agregam valor ao imóvel e melhoram a qualidade de vida daqueles que habitam o local.

No aspecto da funcionalidade, o design de interiores é pensado em como o espaço pode ser usado pelos moradores, com materiais que podem ser adquiridos a partir de uma fábrica de estrutura metálica para ambientes internos e externos.

Ao projetar um espaço, o profissional responsável pelo design de interiores leva em consideração pontos importantes, como:

  • Circulação;
  • Iluminação;
  • Layout; 
  • Ventilação.

Tudo para garantir que o espaço seja funcional e atenda às necessidades dos moradores.

Isso leva a pensar na estética, pois o design de interiores permite criar um visual coerente e agradável aos olhos de quem convive no espaço, assim como para aqueles que visitam o local. 

Para isso, são empregadas uma variedade de elementos, como cores, texturas, materiais e objetos decorativos, com o objetivo de criar um ambiente harmonioso e atraente.

Além disso, o design de interiores melhora o conforto e a qualidade de vida dos moradores de uma casa ou apartamento, ou qualquer que seja o tipo de habitação onde é empregado. 

Ao selecionar materiais e mobiliário adequados, garantir a iluminação e a ventilação corretas, e criar uma atmosfera aconchegante e acolhedora, o design de interiores pode tornar um espaço mais confortável e agradável de usar.

Com isso, os espaços internos ganham personalização, isto é, de acordo com a preferência dos moradores e do projeto arquitetônico 3d, com adaptação às necessidades de uma família com crianças, ou mesmo para acomodar uma pessoa com mobilidade reduzida.

O que é Design Sustentável?

O design de interiores pode ser pensado de forma sustentável, sendo aplicado na construção civil como uma abordagem que busca criar espaços bonitos e funcionais, ao mesmo tempo em que se preocupa com a preservação do meio ambiente e com a redução do impacto ambiental.

A sustentabilidade é um tema importante na construção civil, pois as edificações com sistema de aterramento consomem muitos recursos naturais e geram uma grande quantidade de resíduos. 

O design de interiores sustentável procura minimizar esses impactos, utilizando materiais e técnicas de construção que são menos prejudiciais ao meio ambiente, pensando ainda na redução do consumo de água e energia.

Algumas das principais características do design de interiores sustentável aplicado na construção civil incluem pontos importantes., como apresentados a seguir. 

  1. Uso de materiais ecológicos

A construção civil vem recebendo materiais ecológicos, isto é, aqueles que são produzidos a partir de matérias-primas renováveis, reciclados ou reutilizados. 

Eles incluem, por exemplo, pisos de bambu, revestimentos de parede de madeira certificada, tintas sem compostos orgânicos voláteis e tecidos de fibras naturais.

  1. Aproveitamento de iluminação natural

A iluminação natural é uma forma eficiente de reduzir o consumo de energia, pois aproveita a luz do sol para iluminar os espaços interiores. 

O design de interiores sustentável utiliza estratégias de design para maximizar a entrada de luz natural, como a instalação de janelas amplas e claraboias com aluguel de guindaste preço para finalizar a obra com segurança.

  1. Aplicação de eficiência energética

A eficiência energética é uma forma de reduzir o consumo de energia elétrica. 

O design de interiores sustentável utiliza equipamentos e sistemas eficientes, como lâmpadas de LED, eletrodomésticos com selo de certificação de eficiência e sistemas de aquecimento solar.

  1. Captação de água pluvial

A captação de água pluvial é uma forma de economizar água potável, que pode ser usada para fins não potáveis, como a irrigação de jardins e a descarga de vasos sanitários. 

O design de interiores sustentável inclui sistemas de captação de água pluvial e livres de despesas ordinárias de condomínio, como cisternas e poços artesianos.

  1. Presença de móveis e objetos sustentáveis

Móveis e objetos sustentáveis são aqueles que são produzidos de forma responsável, com materiais ecológicos e processos produtivos que minimizam o impacto ambiental. 

O design de interiores sustentável utiliza móveis e objetos sustentáveis nos projetos.

A ideia principal de um projeto de design de interiores é criar espaços que sejam bonitos, funcionais e ambientalmente responsáveis, utilizando materiais e técnicas de construção que minimizem o impacto ambiental das edificações.

Como funcionam as Casas inteligentes? 

Uma casa inteligente funciona a partir do emprego de IoT (Internet of Things), isto é, Internet das Coisas, um conceito que se refere à conexão de objetos, desde máquinas industriais e automóveis até lâmpadas e máquinas de lavar ligadas à rede mundial de computadores. 

Assim, os objetos são capazes de coletar e transmitir dados e, a partir disso, executar tarefas por comando de voz, pelo app ou até mesmo por ações manuais. 

Em uma casa inteligente, através de comandos de voz ou um toque no smartphone, é possível ligar e desligar algum aparelho eletrônico como:

  • Ar-condicionado;
  • Cortinas;
  • Equipamentos de áudio;
  • Fechaduras;
  • Luzes.

Além disso, é possível programar a realização de tarefas e configurar alertas de segurança para que os moradores possam monitorar a casa. 

Com a automação, os usuários também podem economizar energia e água, pois os dispositivos inteligentes são programados para desligar automaticamente quando não estiverem em uso

Design de interiores em uma casa inteligente

O design de interiores tem um grande impacto no conforto e no uso de uma casa inteligente e moderna. 

A criação de ambientes que estejam de acordo com as necessidades e preferências dos moradores é essencial. 

O design de interiores pode ajudar a criar ambientes mais aconchegantes e confortáveis, bem como promover o uso inteligente e eficiente dos espaços. 

Por exemplo, usando as cores, as iluminações e os móveis certos, os usuários podem se sentir mais confortáveis e relaxados. 

As paredes e o chão também devem ser tratados de forma apropriada para melhorar a acústica e a iluminação, para criar um ambiente aconchegante. 

Além disso, usar diferentes estilos de decoração, como moderno, minimalista, industrial ou vintage, é uma ótima maneira de criar espaços inteligentes e funcionais

Dessa forma, o design de interiores pode ser usado para complementar e reforçar um projeto de casa inteligente, criando um ambiente que seja, ao mesmo tempo, funcional e relaxante, aproveitando ao máximo os benefícios da automação. 

Combinando a automação com o design de interiores, é possível criar ambientes totalmente adequados para os moradores, dentro das possibilidades que a IoT pode oferecer à sociedade.

Benefícios da junção de design de interiores e IoT

Um projeto de design de interiores aplicado em uma casa inteligente pode trazer muitos benefícios. 

O layout de mobiliário é um dos primeiros passos para criar um ambiente agradável, acolhedor e funcional. 

Uma vez que os móveis são colocados no lugar, é possível começar a pensar sobre a iluminação, cores e materiais que melhor se encaixam no projeto. 

A automação pode ser usada para controlar luzes sob forro pvc modular, temperatura, equipamento de áudio e vídeo, e muito mais, através de comandos de voz ou aplicativos de smartphone. 

Um exemplo recorrente são os dimmers que permitem o controle da intensidade da luz, criando um ambiente mais relaxante, enquanto paredes e chão podem ser tratados para melhorar a acústica. 

Ao mesmo tempo, as opções de automação podem ajudar na economia de energia e água, pois os dispositivos inteligentes são programados para desligar automaticamente quando não estiverem em uso.

Principais tendências de design de interiores

As tendências mudam e se atualizam com o passar do tempo, por isso o design de interiores deve ser tratado com cuidado, buscando um estilo que atenda aos moradores e se beneficie da tecnologia, sem perder o foco no conforto e funcionalidade. 

De qualquer maneira, o uso de materiais naturais, como madeira e pedra, e materiais orgânicos presentes nos tecidos, a natureza sempre é uma tendência que deve ser preservada e estimulada por gestão condominial de centros urbanos.

O foco está em cores complementares e o equilíbrio do espaço, assim como a presença de luz natural nos mais diferentes ambientes. 

Espaços multifuncionais e que possam servir como escritório ganham cada vez mais relevância, principalmente o home office ganhando mais espaço entre empresários e trabalhadores autônomos

Da entrada principal aos espaços compartilhados, como varandas gourmet e cozinhas integradas com sala de estar e jantar são uma tendência em alta, levando em consideração que as pessoas estão se reconectando emocionalmente com as residências.

Conclusão

Desde o princípio, o design de interiores é uma área importante a se considerar na construção civil, assim como o projeto topográfico, principalmente quando se trata em criar um ambiente acolhedor, pessoal e totalmente segura. 

Assim como as tendências incluem a presença da natureza e cores complementares para um equilíbrio do espaço, a automação residencial se faz presente, oferecendo uma série de opções para os moradores. 

Por fim, o design de interiores tem como foco criar espaços práticos e que possam garantir a qualidade de vida dos moradores da melhor forma possível.

Tags:

Redação Multti Clique

Redação Multti Clique

O Multti Clique é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *