contato@comunicabc.com.br

20 de maio, 2024

2

8 formas de manter o conforto térmico em casa

conforto térmico em casa

Veja as dicas para manter sua casa bem-arejada e aconchegante

Em países como o nosso, no qual o clima é mais elevado na maior parte do ano, fica difícil manter a temperatura da sua casa agradável. Aquela sensação de desconforto ao entrar na residência pode ser solucionada com a escolha adequada dos itens domésticos, como móveis, cortina blackout e até mesmo na coloração das paredes.

Outra maneira seria utilizar os materiais apropriados como piso, telhas e outros durante a construção do imóvel, eles proporcionam as mudanças de temperatura dentro dos ambientes, sendo responsáveis por torná-los mais frescos nos dias quentes e mais aquecidos no frio.

Mas, afinal, o que é conforto térmico e o que precisa ser feito para diminuir o impacto tanto das temperaturas altas como das baixas dentro de casa? Acompanhe a leitura até o final para saber mais sobre nossas dicas!

O que é conforto térmico?

O conforto térmico se trata de uma condição ou um estado de satisfação ao entrar em um ambiente. Segundo o arquiteto Victor Olgyay, é “aquele ponto no qual a pessoa necessita consumir a menor quantidade de energia para se adaptar ao ambiente circunstante”, em outras palavras, quando há conforto térmico, a pessoa não sente nem muito calor e nem muito frio.

Quando a teoria é aplicada à construção civil, fatores relacionados à ventilação, umidade do ar, isolamento de calor, etc., devem ser bem estudados para que a estrutura da edificação, bem como as entradas, saídas de luz e os acabamentos definam a temperatura adequada do ambiente. Esses parâmetros auxiliarão ao longo do projeto da obra.

Portanto, para que os cômodos tenham um conforto térmico aceitável, a atmosfera do local no inverno deve permanecer entre 20 e 23 graus celsius, assim como no verão o clima deve variar entre 23 a 26 graus, para que haja uma sensação de bem-estar dentro da sua edificação.

Como manter a temperatura da sua residência confortável?

Apesar de existir variadas formas de garantir que sua casa terá um conforto térmico, a primeira delas, sem dúvidas, começa na parte da construção que envolve desde os alicerces até os acabamentos.

O trabalho em conjunto do arquiteto com o engenheiro civil consiste em refletir na organização que distribui a entrada de luz solar, como também a ventilação dentro de casa, para que nenhum cômodo fique super quente ou gélido.

No hemisfério sul as fachadas são menos ensolaradas. Logo, durante o inverno, os cômodos da frente serão mais úmidos e frios. Por isso, a importância de organizar bem a planta, deixando os que necessitam de mais luz para o norte.

Outro fator a ser analisado é a entrada de ar, as portas e as janelas devem ser abertas em direção dos ventos. Uma dica, para diminuir o calor é usar os isolantes térmicos no telhado. Todos esses fatores são guias para saber a necessidade de inserir brises e beiras.

8 formas de manter o conforto térmico do seu lar

Para assegurar que sua casa te proporcione uma sensação de bem-estar tanto no inverno como no verão, busque utilizar tanto na fase da construção materiais que vão manter em equilíbrio o clima do ambiente quanto usar objetos na decoração, sem a necessidade de mexer na estrutura da casa. Para isso, basta:

1 – Piso embutidos

Coloque um piso aquecido embutido no contrapiso para isolar o frio em regiões onde as temperaturas são mais baixas.

2 – Cerâmicas

Utilize cerâmicas, pois para regiões de extremo calor, elas conseguem deixar o ambiente mais fresco.

3 – Vedação do vento

Verifique se as portas e janelas estão bem-vedadas para proteger do frio. Assim, a entrada de ar não trará o desconforto durante as épocas mais frescas.

4 – Vidros duplos

 A instalação de vidros duplos para locais de frio vai reter a temperatura. No calor, não há problemas, já que eles permanecem sempre abertos.

5 – Invista em tapetes e cortinas

O uso de tapetes e cortinas para proteger tanto dos raios solares como dos ventos gelados é uma solução que não demanda alteração na estrutura da casa.

6 – Móveis posicionados apropriadamente

Prefira comprar móveis de tons neutros, pois a luz natural que eles refletem traz mais iluminação e aconchego para o ambiente.

7- Plantas dentro de casa

Uma boa alternativa para manter o ar úmido dos cômodos é optar pela decoração com plantas, já que elas têm o potencial de renovar e elevar a umidade do ar, tornando o ambiente mais fresco.

8 – Espaçamento entre os móveis e objetos

O ideal para que o ar circule normalmente nos cômodos é distribuir adequadamente os móveis, bem como os objetos de decoração entre os espaços. Desse modo, o lugar vai ficar bem-ventilado.

Tags:

Redação Multti Clique

Redação Multti Clique

O Multti Clique é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *