contato@comunicabc.com.br

19 de maio, 2024

2

Como prevenir o roubo de objetos de valor em casa

Como-prevenir-o-roubo-de-objetos-de-valor-em-casa

Você conhece quais são as estratégias e técnicas utilizadas para prevenir o roubo em seu imóvel ou empresa?  

O roubo é uma situação bastante complicada porque implica em um cenário de perda de objetos importantes, além de existir assaltos em que há o uso de arma de fogo (o que pode gerar um trauma na pessoa).

Por isso, é importante que a pessoa desenvolva técnicas e estratégias direcionadas para prevenir roubos e proteger seus bens pessoais. 

Para isso, existem várias estratégias, desde a inserção de câmeras de segurança, cerca elétrica, empresas de controle,  a própria instalação de película de controle solar ou de películas protetoras ou do uso de cofres. 

Primeiramente, é importante compreender que qualquer objeto que possua um valor significativo deve ser mantido em segurança dentro da sua casa. Isso inclui objetos como jóias, dinheiro, documentos importantes, eletrônicos de alto valor, obras de arte, entre outros. 

Estes objetos devem ser mantidos em um local seguro, como um cofre ou uma caixa de segurança. O imóvel em sua parte externa também precisa reforçar os elementos de segurança.

Diante da variedade de objetos que podem ser utilizados para prevenir roubos e tornar sua moradia mais segura, neste artigo, vamos apresentar como a prevenção dessas situações pode ocorrer. 

Ficou curioso? Então prossiga a leitura a seguir! 

Quais objetos devem estar em segurança, caso ocorra um roubo? 

Quando se trata de proteger seus pertences em caso de roubo, é importante saber quais objetos são mais valiosos e devem ser mantidos em segurança. 

Embora muitos itens possam ser substituídos, existem alguns que possuem valor sentimental ou financeiro que tornam a perda insubstituível. Neste texto, vamos discutir quais objetos devem estar em segurança em caso de roubo.

Primeiramente, é importante ter em mente que qualquer objeto que possua um valor significativo deve ser mantido em segurança. Isso inclui objetos como:

  • Jóias; 
  • Dinheiro;
  • Documentos importantes;
  • Eletrônicos de alto valor;
  • Obras de arte;
  • Entre outros. 

Estes objetos devem ser mantidos em um local seguro, como um cofre ou uma caixa de segurança.

Jóias

As jóias, em particular, são um dos itens mais comuns que as pessoas mantêm em segurança. Isso ocorre porque as jóias possuem um alto valor sentimental e financeiro. Além disso, são fáceis de serem transportadas, o que as torna alvos frequentes de ladrões. 

As joias devem ser mantidas em um local seguro, como um cofre em casa ou em uma caixa de segurança em um banco.

Dinheiro 

Dinheiro em espécie é outro item que deve ser mantido em segurança. Além de ser fácil de ser transportado, o dinheiro é um alvo fácil para ladrões. Manter o dinheiro em uma gaveta ou em um local de fácil acesso torna mais fácil para os ladrões acessarem e roubarem. Em vez disso, o dinheiro deve ser mantido em um cofre em casa ou em uma conta bancária.

Documentos importantes

Documentos importantes, como passaportes, certidões de nascimento e casamento, títulos de propriedade e carteiras de identidade, são outros objetos que devem estar em segurança. 

Estes documentos são importantes e muitas vezes difíceis de serem substituídos, o que os torna alvos valiosos para ladrões. Eles devem ser mantidos em um local seguro, como uma caixa de segurança em um banco ou em uma pasta com senha.

Eletrônicos de alto valor

Eletrônicos de alto valor, como laptops, tablets e smartphones, são itens comuns que também devem ser mantidos em segurança. 

Estes objetos são fáceis de serem transportados e podem ser facilmente revendidos. Eles devem ser mantidos em um local seguro, como um armário com chave ou um cofre.

Obras de arte e antiguidades

Por fim, obras de arte e antiguidades são objetos que possuem um valor financeiro significativo e são frequentemente alvos de roubo. Estes objetos devem ser mantidos em um local seguro, como um cofre em casa ou em um local de armazenamento especializado.

Em resumo, qualquer objeto que possua valor financeiro ou sentimental deve ser mantido em segurança em caso de roubo. É importante ter em mente que um ladrão pode facilmente acessar um objeto que esteja em um local de fácil acesso. 

Por isso, é recomendável manter estes objetos em um local seguro, como um cofre, uma caixa de segurança ou um local de armazenamento especializado. Dessa forma, você pode ter a tranquilidade de saber que seus objetos valiosos estão protegidos e que tudo estará em segurança.

Como são escolhidas as casas que serão assaltadas?

Não existe uma fórmula mágica para conseguir prevenir os assaltos. Mas, existem algumas questões que tornam uma casa mais visada do que outra e que por isso, devem ser conhecidas por parte dos proprietários. 

Geralmente, imóveis, seja casa ou uma empresa de materiais de combate a incêndio, que não possuem cerca elétrica ou câmeras de segurança costumam chamar a atenção, por representar uma facilidade no momento do roubo. Diante disso, é muito importante que o proprietário avalie a instalação desses instrumentos. 

Além disso, muitos roubos ocorrem pela “porta dos fundos”, diante disso, é válido reforçar a segurança nessas partes também. Existem algumas ferramentas tecnológicas que podem ser inseridas para o monitoramento da casa, como um scanner de bancada e fechaduras que destrancam por reconhecimento facial. 

Geralmente, se o imóvel não conta com essas ferramentas tecnológicas, ele fica mais suscetível aos ataques. 

Outra questão diz respeito aos imóveis com muros baixos ou onde existe a moradia de pessoas mais idosas. Esses locais precisam reforçar a segurança. 

Diante do entendimento de que existem algumas casas que estão mais suscetíveis do que outras, vamos entender algumas maneiras de manter os objetos em segurança. Prossiga a leitura! 

Maneiras de manter os objetos em segurança

Existem algumas formas importantes para manter o seu imóvel e objetos em segurança. Uma delas é inserir cortinas automáticas, que acabam impedindo a visibilidade externa do ambiente interno do imóvel. 

Com isso, é possível proteger alguns elementos da sua casa como:

  • Documentos de identificação pessoal;
  • Cartões de crédito e senhas;
  • Roupas;
  • Móveis;
  • Jóias. 

Inclusive, alguns desses objetos podem ser guardados em cofres para reforçar ainda mais a segurança. 

Além disso, objetos de valor sentimental, como fotos, cartas e lembranças de família, também devem ser mantidos em segurança. 

Estes objetos podem não ter um valor financeiro significativo, mas são insubstituíveis e possuem um valor sentimental único. Eles devem ser mantidos em um local seguro, como uma caixa de lembranças em casa ou em uma caixa de segurança em um banco.

Por fim, é importante lembrar que a prevenção é a melhor forma de proteger seus objetos valiosos. Investir em medidas de segurança, como sistemas de alarme e câmeras de vigilância, pode ajudar a inibir ladrões e proteger seus pertences. 

Além disso, é recomendável manter um inventário atualizado de todos os objetos de valor, incluindo fotos e descrições detalhadas. Isso pode ajudar a recuperar os objetos em caso de roubo e acelerar o processo de seguro. 

Tenha um controle de quem entra e sai

No caso dos condomínios, recomenda-se a contratação de empresas de controlador de acesso. Essas empresas conseguem fazer um monitoramento assertivo e com qualidade das câmeras de segurança e ainda disponibiliza equipe para monitorar quem entra e sai do condomínio.

Dessa forma, você consegue garantir que somente pessoas autorizadas acessarão ao condomínio. Por isso, vale a pena procurar empresas que trabalham com esse tipo de serviço e que possuem credibilidade no mercado. 

Além de se preocupar com o roubo, é fundamental contar também com um sistema de combate a incêndio, que poderá ser acionado no caso de alguma situação de periculosidade. 

Esse sistema consegue conter a expansão do fogo, o que serve para salvar  a vida dos moradores e ainda, preservar o imóvel. Diante disso, é possível contar também  materiais de combate a incêndio dentro do seu imóvel, prédio ou empresa, incluindo o uso do extintor de incêndio e detectores de fumaça.

Vale ressaltar que todo o processo de elaboração de um planejamento a respeito do combate de incêndios deve ser alinhado desde a criação de um projeto elétrico completo, que seja feito por um engenheiro elétrico dentro do imóvel. 

Conclusão

Em resumo, existem muitos objetos que devem ser mantidos em segurança em caso de roubo. Desde jóias e dinheiro até documentos importantes e objetos de valor sentimental, é importante ter em mente que qualquer objeto que possua valor financeiro ou sentimental deve ser protegido. 

Além de todas as medidas tradicionais de prevenção de roubos, que mostramos no decorrer do conteúdo, é importante também se atentar em relação ao incêndio, já que é fundamental buscar pela venda de extintores de qualidade para a instalação no imóvel. 

Investir em medidas de segurança e manter um inventário atualizado são as melhores formas de garantir a proteção dos seus pertences e ter a tranquilidade de saber que eles estão em segurança. 
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Tags:

Redação Multti Clique

Redação Multti Clique

O Multti Clique é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *