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22 de maio, 2024

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Análise de dados e Marketing: Como os dados podem impactar suas estratégias de marketing

análise de dados

Quando duas áreas de conhecimento distintas se encontram, Humanas e Exatas, profissionais utilizam dados para obter insights sobre o comportamento de clientes, identificar as tendências do setor e verificar o posicionamento dos concorrentes. Tudo para informar as atividades de marketing e embasar as decisões.

Quando esses dados passam a ser empregados de forma otimizada, os métodos analíticos ajudam a descobrir novos mercados, nichos a serem explorados e oportunidades de desenvolvimento. 

Marcas e empresas que acompanham o comportamento do cliente, de alguma forma, utilizam os dados analíticos para ajustar o próprio marketing digital, pois contam com informações sobre o comportamento dos clientes diante das compras, até a interação com as redes sociais. 

Esse banco de dados pode ser usado para medir todos os tipos de atividade e responder a perguntas-chave de marketing.

Técnicas de análise de dados no marketing

As maneiras pelas quais os dados podem ser compreendidos e usados ​​são infinitas, mas aqui estão algumas técnicas analíticas que se destacam entre as preferências dos profissionais de marketing.

Em essência, a análise de marketing é o processo pelo qual os analistas procuram identificar tendências e padrões significativos nos dados para informar as decisões de divulgação e publicidade. 

De maneira simplificada, a análise de marketing é o caminho para tomar decisões informadas por dados, usando-as para otimizar os gastos de marketing de uma empresa em direção a estratégias que realmente proporcionam mais impacto.

Decisões partem da análise de dados

A análise de marketing é vista como uma auxiliadora da análise de negócios, sendo o processo de identificação de padrões significativos em dados para informar decisões empresariais em maior escala. 

Muitos departamentos empregam as análises de dados, entre os quais:

  • Atendimento;
  • Financeiro;
  • Marketing;
  • Suporte;
  • Vendas.

Cada informação é primordial e, em alguns casos, complementar, para ajudar a contextualizar dentre as disciplinas parceiras. 

O diferencial está em ter grandes quantidades de dados reconhecíveis junto à capacidade de usar os números, processá-los e implantá-los de uma maneira que influencie a estratégia e forneça a direção do marketing. 

Portanto, a análise de marketing, somado aos dados recorrentes, deve ser uma ferramenta vital de tomada de decisão para responder a perguntas estratégicas de propaganda e publicidade.

Desafios na análise de dados no marketing

Os desafios relacionados ao uso eficaz de dados podem ser especialmente assustadores para o marketing, exatamente pelo complexo choque entre a área de Humanas e Exatas. 

Isso ocorre porque a maioria dos sistemas de análise não está alinhada aos dados, processos e decisões da organização de marketing. 

Ainda assim, há 3 desafios que precisam ser encarados, diagnosticados e, de fato, avaliados para contribuir para a formalização de um planejamento de marketing digital apropriado. 

  1. Saber quais dados coletar

Os dados estão em todos os lugares. Há enormes volumes de dados de clientes, além de informações operacionais e financeiras para lidar. 

No entanto, quantidade não é necessariamente melhor. Ou seja, é preciso ter os dados certos.

  1. Saber quais ferramentas analíticas usar

Conforme o volume de dados aumenta, o tempo disponível para tomar decisões e agir sobre elas diminui. 

As ferramentas analíticas podem ajudar a agregar e analisar dados, bem como alocar insights e decisões relevantes de forma adequada em toda a organização.

  1. Saber como ir dos dados ao insight e ao impacto 

Com os dados disponíveis, é preciso saber como transformá-los em insights, e como isso pode causar um impacto positivo no planejamento de marketing digital. 

A importância dos dados sobre o marketing

O número de dados entrega valor significativo para as organizações que concluem um projeto.

Por isso, é preciso entender como esses dados podem ajudar a expandir uma organização, em diferentes frentes específicas. 

  1. Segmentação específica

Uma análise de dados relacionada à internet ajuda líderes e gestores a entender os clientes. 

Com essas informações, é possível saber onde eles se encontram, qual é o comportamento online, entre outros recursos que os tornam únicos, e que estão associados à marca, de alguma maneira, permitindo ações mais direcionadas.

Isso torna mais fácil a segmentação, pois a empresa sabe como alcançá-los e qual o tipo de conteúdo que pode atraí-los.

  1. Melhor otimização

A análise de dados também ajuda a identificar oportunidades e ineficiências nas práticas de marketing digital. 

Por exemplo, a análise de dados pode informar que o conteúdo da rede social alcança as pessoas certas, mas a estratégia de e-mail marketing funciona corretamente. 

Com essas informações, é possível decidir investir mais nas estratégias que fazem o negócio crescer, e fazer ajustes para que outras possam funcionar melhor.

Conclusão

Ser orientado por dados não precisa ser complexo. Na verdade, a beleza está na execução simplificada ao máximo, aliviando as preocupações com os custos, recursos e tempo para o negócio. 

Utilizar dados impactam, de fato, as estratégias de marketing digital, e de uma forma única, trazendo mais clareza e qualificando os resultados obtidos.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar. 

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Redação Multti Clique

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