Quando duas áreas de conhecimento distintas se encontram, Humanas e Exatas, profissionais utilizam dados para obter insights sobre o comportamento de clientes, identificar as tendências do setor e verificar o posicionamento dos concorrentes. Tudo para informar as atividades de marketing e embasar as decisões.
Quando esses dados passam a ser empregados de forma otimizada, os métodos analíticos ajudam a descobrir novos mercados, nichos a serem explorados e oportunidades de desenvolvimento.
Marcas e empresas que acompanham o comportamento do cliente, de alguma forma, utilizam os dados analíticos para ajustar o próprio marketing digital, pois contam com informações sobre o comportamento dos clientes diante das compras, até a interação com as redes sociais.
Esse banco de dados pode ser usado para medir todos os tipos de atividade e responder a perguntas-chave de marketing.
Técnicas de análise de dados no marketing
As maneiras pelas quais os dados podem ser compreendidos e usados são infinitas, mas aqui estão algumas técnicas analíticas que se destacam entre as preferências dos profissionais de marketing.
Em essência, a análise de marketing é o processo pelo qual os analistas procuram identificar tendências e padrões significativos nos dados para informar as decisões de divulgação e publicidade.
De maneira simplificada, a análise de marketing é o caminho para tomar decisões informadas por dados, usando-as para otimizar os gastos de marketing de uma empresa em direção a estratégias que realmente proporcionam mais impacto.
Decisões partem da análise de dados
A análise de marketing é vista como uma auxiliadora da análise de negócios, sendo o processo de identificação de padrões significativos em dados para informar decisões empresariais em maior escala.
Muitos departamentos empregam as análises de dados, entre os quais:
- Atendimento;
- Financeiro;
- Marketing;
- Suporte;
- Vendas.
Cada informação é primordial e, em alguns casos, complementar, para ajudar a contextualizar dentre as disciplinas parceiras.
O diferencial está em ter grandes quantidades de dados reconhecíveis junto à capacidade de usar os números, processá-los e implantá-los de uma maneira que influencie a estratégia e forneça a direção do marketing.
Portanto, a análise de marketing, somado aos dados recorrentes, deve ser uma ferramenta vital de tomada de decisão para responder a perguntas estratégicas de propaganda e publicidade.
Desafios na análise de dados no marketing
Os desafios relacionados ao uso eficaz de dados podem ser especialmente assustadores para o marketing, exatamente pelo complexo choque entre a área de Humanas e Exatas.
Isso ocorre porque a maioria dos sistemas de análise não está alinhada aos dados, processos e decisões da organização de marketing.
Ainda assim, há 3 desafios que precisam ser encarados, diagnosticados e, de fato, avaliados para contribuir para a formalização de um planejamento de marketing digital apropriado.
- Saber quais dados coletar
Os dados estão em todos os lugares. Há enormes volumes de dados de clientes, além de informações operacionais e financeiras para lidar.
No entanto, quantidade não é necessariamente melhor. Ou seja, é preciso ter os dados certos.
- Saber quais ferramentas analíticas usar
Conforme o volume de dados aumenta, o tempo disponível para tomar decisões e agir sobre elas diminui.
As ferramentas analíticas podem ajudar a agregar e analisar dados, bem como alocar insights e decisões relevantes de forma adequada em toda a organização.
- Saber como ir dos dados ao insight e ao impacto
Com os dados disponíveis, é preciso saber como transformá-los em insights, e como isso pode causar um impacto positivo no planejamento de marketing digital.
A importância dos dados sobre o marketing
O número de dados entrega valor significativo para as organizações que concluem um projeto.
Por isso, é preciso entender como esses dados podem ajudar a expandir uma organização, em diferentes frentes específicas.
- Segmentação específica
Uma análise de dados relacionada à internet ajuda líderes e gestores a entender os clientes.
Com essas informações, é possível saber onde eles se encontram, qual é o comportamento online, entre outros recursos que os tornam únicos, e que estão associados à marca, de alguma maneira, permitindo ações mais direcionadas.
Isso torna mais fácil a segmentação, pois a empresa sabe como alcançá-los e qual o tipo de conteúdo que pode atraí-los.
- Melhor otimização
A análise de dados também ajuda a identificar oportunidades e ineficiências nas práticas de marketing digital.
Por exemplo, a análise de dados pode informar que o conteúdo da rede social alcança as pessoas certas, mas a estratégia de e-mail marketing funciona corretamente.
Com essas informações, é possível decidir investir mais nas estratégias que fazem o negócio crescer, e fazer ajustes para que outras possam funcionar melhor.
Conclusão
Ser orientado por dados não precisa ser complexo. Na verdade, a beleza está na execução simplificada ao máximo, aliviando as preocupações com os custos, recursos e tempo para o negócio.
Utilizar dados impactam, de fato, as estratégias de marketing digital, e de uma forma única, trazendo mais clareza e qualificando os resultados obtidos.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.