contato@comunicabc.com.br

22 de maio, 2024

2

6 coisas para considerar na busca por emprego

6 coisas para considerar na busca por emprego

Por que você está procurando um novo emprego? Se você é um dos 33 milhões de brasileiros que está em busca de uma recolocação profissional, você pode estar procurando um melhor equilíbrio entre vida profissional, salário mais alto ou uma chance de expandir suas habilidades.

Mas pode ser mais simples do que isso. Você pode ser um recém-formado pronto para começar a ganhar experiência em seu setor e gerar renda.

Seja qual for o motivo, encontrar um novo emprego leva tempo. Em média, os candidatos a emprego precisam de 3 a 6 meses para conseguir uma nova ou primeira função.  

Você provavelmente enviará inúmeros currículos, questionários e testes de habilidades. Você pode até conseguir algumas entrevistas de emprego promissoras nesse período. 

Mas depois de todo esse trabalho, a rejeição pode doer e deixá-lo desmotivado. Você foi para uma universidade de ponta, tem todas as habilidades certas e pode até ter alguns anos de experiência em seu currículo infográfico e certamente você deve ser o principal candidato para todos os empregos aos quais se candidatar.

E você pode estar certo. Às vezes, conseguir novas oportunidades de trabalho exige mais do que o conjunto de habilidades. Você pode ter que melhorar suas habilidades de networking, candidatar-se a uma vaga de empregos e selecionar adequadamente uma marca profissional.

Com um pouco de paciência e trabalho duro, você pode evitar erros comuns na procura de emprego e conseguir o emprego dos seus sonhos.

Coisas a considerar ao procurar um novo emprego

Com a estratégia certa, você pode maximizar suas chances de conseguir o emprego dos seus sonhos em meio a uma procura por emprego.

Aqui estão alguns conselhos a serem considerados se você estiver passando por um momento difícil.

 Procure as melhores oportunidades

Você está procurando empregos nos lugares certos? O site Procuro Emprego e o Google Empregos são bons pontos de partida, mas você também pode tentar:

  • Vasculhar quadros de empregos de empresas nas qual você está interessado. Alguns empregos nunca chegam a quadros públicos, então você pode ter mais sorte procurando na página da empresa.
  • Explorar sites de empregos de nicho específicos para o seu setor. Pergunte às suas conexões se há um quadro de empregos especificamente para o seu campo – você pode ter mais sorte lá.
  • Trabalhando com um recrutador. As empresas geralmente contratam uma pessoa para encontrar os melhores candidatos para uma vaga em aberto. Conectar-se diretamente com eles pode criar uma situação em que todos saem ganhando. Você encontrará um emprego e o recrutador cumprirá suas obrigações.

 Otimize seu currículo com palavras-chave

Quase 60% dos empregadores gastarão 11 segundos ou menos revisando seu currículo e carta de apresentação. E quando o fazem, geralmente procuram certas palavras-chave e verbos de ação relevantes para o papel que estão tentando preencher. Alguns até usam software automatizado para selecionar candidatos com base nesses critérios.

Para maximizar suas chances de ser notado, tente levantar os termos diretamente da descrição do trabalho. Por exemplo, você pode ter experiência em desenvolvimento de software. Mas se o anúncio solicitar “habilidades de engenharia de software”, troque a palavra “desenvolvimento” por “engenharia” em seu currículo. Significa quase a mesma coisa, mas incentiva um novo empregador a dedicar mais tempo ao seu currículo.

 Comece a fazer networking

Tente convidar as pessoas para um café e tornar-se visível em eventos de networking, pois você nunca sabe quem pode ajudá-lo. Isso lhe dá a chance de conhecer pessoas importantes cara a cara e causar uma boa impressão. Eles podem até dar conselhos valiosos sobre carreira. Então, quando você finalmente se candidatar à empresa deles, é mais provável que eles reconheçam seu nome e lhe concedam uma entrevista. 

 Reforce sua marca profissional

Candidatos, cuidado: gerentes de contratação e recrutadores pesquisarão você no Google antes de solicitar uma entrevista de emprego. Gerenciar sua presença online garantirá que eles gostem do que encontrarem. Veja o que fazer:

  • Defina suas contas pessoais como “privadas” e exclua qualquer postagem embaraçosa ou não profissional. Se você deseja fazer backup de suas fotos e vídeos por motivos pessoais, a maioria dos sites permite que você baixe uma cópia de seus dados.
  • Examine seus perfis públicos em busca de material escandaloso. Se você trabalha em relações públicas ou em outros setores voltados para o público, pode usar regularmente o Twitter ou o Instagram para interagir com o público. Olhe suas postagens de forma crítica: o que elas dizem sobre você como profissional? Considere compartilhar mais conteúdo relacionado ao setor para mostrar sua experiência em seu campo.
  • Crie um site. Se você estiver na indústria criativa, compre um URL para hospedar seu portfólio . Quando um empregador pede para ver seu trabalho, você pode simplesmente enviar a ele um link para seu site profissional e selecionado. Além disso, ter um site pessoal permite que o Google mostre algo diferente de seus perfis do Facebook para possíveis empregadores. 
  • Preencha seu perfil do LinkedIn. Seu perfil do LinkedIn é o seu histórico profissional completo. Certifique-se de que está preenchido corretamente e sem erros de digitação e outros erros.

 Prepare-se adequadamente para suas entrevistas

A maioria dos tipos de entrevistas envolve perguntas e respostas previsíveis para as quais você pode se preparar. Veja como dar o seu melhor:

  • Conheça a missão da empresa
  • Memorize seu currículo e esteja pronto para responder a perguntas de acompanhamento sobre ele
  • Ensaie suas respostas para perguntas comuns em entrevistas como “ Conte-nos sobre você ” e “ Por que você está interessado nesta posição ?”
  • Tenha fortes exemplos de realizações de suas funções anteriores 
  • Deixe o aplicativo da CTPS Digital instalado em seu celular, pois se for contratado vai precisar. O Ministério do Trabalho está de olho aberto para profissionais que trabalham de modo ilegal.

Acompanhamento

Dentro de 24 horas após sua entrevista, é importante acompanhar com uma rápida nota de agradecimento. Esta é uma chance de mostrar gratidão, confirmando seu interesse na posição e lembrando-os por que você seria uma excelente opção.

Tags:

Redação Multti Clique

Redação Multti Clique

O Multti Clique é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *