contato@comunicabc.com.br

22 de maio, 2024

2

Quer melhorar sua escrita? Confira 5 dicas de como escrever bem

Quer melhorar sua escrita? Confira 5 dicas de como escrever bem

Passamos o dia todo mandando mensagem, escrevendo posts, nos comunicando de diversas formas. Mas na hora que precisamos fazer um texto mais elaborado vem aquela pergunta: como escrever bem?

Hoje em dia, a escrita está presente em diversos lugares, inclusive no mercado de trabalho. Por isso, você pode fazer um curso para freelancer e ganhar dinheiro com os seus textos.

Mas não é só jogar um monte de palavras no “papel” (ou editor de texto), é preciso escrever de forma correta. Ficar atento à gramática, mas não só isso, tem que ser agradável e compreensível para o leitor.

Venha ver algumas dicas para melhorar sua escrita!

Escrever bem é importante?

Você pode até achar que a escrita está acabando com tanto áudio e vídeo que consumimos todos os dias. Mas a comunicação segue sendo muito importante para o convívio em sociedade. 

E escrever bem faz parte disso. Pode parecer que você lê e escreve menos, mas não é bem assim. A escrita ainda é uma das principais formas de troca de informações. 

Tanto no cotidiano, quanto no mercado de trabalho, no Enem ou em vestibulares, sua capacidade de se comunicar através de texto sempre será explorada.

E uma boa escrita ajuda na compreensão de tarefas, evita mal entendidos, faz com a informação circule de maneira rápida e objetiva. 

Pensando na importância da escrita, separamos algumas dicas que vão te ajudar a melhorar seus textos.

5 dicas para escrever bem

Leia mais

Essa é aquela dica básica, não tem jeito, para escrever bem tem que ler bons textos. Durante a leitura você aumenta seu vocabulário, entra em contato com a gramática na prática e ainda aprende sobre vários assuntos.

Estude gramática 

É menas ou menos? não adianta, por mais que você tenha o hábito de escrever, sempre aparece uma dúvida gramatical. A língua falada é bem diferente da escrita, e isso nos leva a fazer confusões na hora de colocar os pensamentos em texto. Por isso, vale a pena sempre dar uma olhadinha nas regras, mesmo que você ache que já saiba a resposta.

E para finalizar, menas não existe em nosso dicionário, apesar de ser muito falado por aí. 

Defina um objetivo

Você já deve ter ouvido falar que a língua é viva. E é mesmo, cada região, ocasião, etc, exige uma forma diferente de comunicação. Então, antes de começar a escrever, considere o objetivo do texto. É uma carta de amor? Uma apresentação para entrevista de emprego? Um comunicado para condôminos?

Para cada uma dessas situações, você precisará usar o “tom certo”, usando palavras que fazem sentido para quem vai ler.  

Organize suas ideias

Antes de começar a escrever, organize suas ideias. Depois de entender o objetivo do seu texto, saber qual o tema da sua carta, redação, resenha e etc, pense em uma estrutura com começo, meio e fim. Faça tópicos, defina a divisão de assuntos. Pense em como deixar trazer todas as informações necessárias de maneira que o leitor tenha plena compreensão da mensagem. 

Pratique

Diz o ditado que a prática leva a perfeição, e com a escrita não é diferente. Desenvolver uma habilidade requer esforço e repetição. Para escrever bem é preciso primeiro escrever. Escreva, revise, peça para alguém revisar para você quando possível. 

Tags:

Redação Multti Clique

Redação Multti Clique

O Multti Clique é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *