contato@comunicabc.com.br

19 de maio, 2024

2

Telefone fixo: vale a pena instalar um telefone em casa?

telefone fixo

O que fazer quando os dados do seu aparelho móvel são encerrados ou cai o sinal? Uma das soluções é buscar a forma mais segura e com maior cobertura de acesso: o telefone fixo. Apesar do avanço da tecnologia e da disputa acirrada com os smartphones, só no último ano, o telefone residencial alcançou 27,1 milhões de usuários de telefones fixos ativos no país. 

E quais motivos levam as pessoas a continuar com o uso do telefone fixo, mesmo com a mobilidade do móvel? A resposta pode estar estritamente relacionada às facilidades de planos, aos custos em tarifas de ligação local e internacional, perfil geracional ou bem-estar. 

Os pacotes de telefone claro são bons exemplos de como essa escolha pode fazer a diferença no dia a dia das pessoas. A operadora oferece opções exclusivas, que garantem a unificação de produtos e o pagamento todo efetuado em uma única fatura.

Segundo a Anatel, a telefonia Claro está no ranking de acessos de telefonia fixa. Atualmente, são 8,3 milhões de usuários de telefone claro. E das demais operadoras, em segundo lugar está a Oi, com 8,1 milhões, seguida da Vivo, com 7 milhões de usuários

Para entender melhor outras razões para o uso do telefone fixo, a seguir explicamos algumas vantagens e desvantagens de aderir a esse tipo de conexão.

Como saber se meu perfil é ideal para contratar um telefone fixo?

Seja pela facilidade de ter um aparelho disponível, o controle maior de ligações efetuadas, ou a dificuldade de acesso de sinal telefônico, a escolha de um telefone fixo em vez de um aparelho móvel desperta a atenção dos consumidores brasileiros.

Avaliar a localização na qual você mora pode influenciar diretamente na decisão de contratar um serviço de telefonia fixa. Quem nunca viu um filme no qual o sinal de celular deixou de funcionar por estar em um ambiente remoto. 

O deslocamento, morar em um ambiente rural ou até mesmo em pontos da zona urbana, onde o sinal não funciona, são uns dos principais fatores para que pessoas invistam em um plano de telefone fixo. 

Outros pontos que devem ser avaliados na tomada de decisão são:

Frequência de uso e ligações: se você realiza ligações com uma frequência considerável por dia e para longas distâncias, adquirir um plano de telefone fixo pode ser uma opção econômica.

Custo financeiro: um plano mais acessível e custos mais baixos do mercado são características de quem está procurando um telefone fixo. Os valores de planos de telefonia fixa costumam ser mais baratos que pacotes móveis e os aparelhos custam menos que um celular.

Fins comerciais: se você deseja ter uma linha telefônica dedicada para uso na empresa ou outros fins comerciais, escolher um telefone fixo é a opção mais segura e certa, pois garante estabilidade de ligação, maior durabilidade da ligação e confiança para os clientes realizarem contato imediato.

Agora que você já conseguiu avaliar seu perfil, confira abaixo algumas vantagens e desvantagens de ter um telefone fixo.

Vantagens de assinar um telefone fixo

Ter um telefone fixo em casa torna a vida mais dinâmica das pessoas e traz inúmeras vantagens, como:

1. Qualidade do sinal telefônico: 

Geralmente as chamadas efetuadas por telefone fixo são melhores do que em um smartphone em razão do sinal de transmissão através de uma rede de fios e que não sofre interferência do ambiente.

2. Longo alcance até em ambientes remotos: 

Em um ambiente rural a conexão telefônica de um telefone fixo pode ser mais estável do que em um celular móvel, este que depende de transmissão por redes GSM e WCDMA, antiga 2G. 

A cobertura Claro possui um grande alcance no vasto território nacional, independente de qual serviço foi escolhido pelo cliente, a qualidade superior é a mesma.

3. Funcionamento 24 horas e durabilidade: 

Diferente dos celulares que precisam ser carregados diariamente, o telefone fixo possui uma bateria mais duradoura e aparelhos que não precisam de atualizações. Podendo também ser mantido ligado à rede de energia. 

4. Planos que cabem no bolso do cliente e ilimitados:

Com o crescimento do uso de smartphones, as operadoras de telefonia começaram a ofertar pacotes personalizados e que cobrem o custo de ligações locais. 

A Claro, por exemplo, possui pacotes de planos no modelo combo, com outros serviços de chamadas locais e internacionais ilimitadas, otimizando o dia a dia do cliente e sendo uma saída para quem quer gastar menos sem perder uma comunicação de qualidade.  

Além do telefone convencional, o telefone claro pode ser sem fio, permitindo telefonemas com deslocamento no ambiente.

Quais as desvantagens de ter um telefone fixo?

Como falamos anteriormente, o avanço da telefonia móvel tem sido crescente, acelerado também com os investimentos em tecnologia. Mas o perfil pessoal do usuário é fator primordial para a escolha de conexão.

Nos últimos anos, as pessoas têm usado novas formas de comunicação para se conectar. De acordo com a Anatel, as assinaturas de telefonia fixa diminuíram cerca de 35 milhões em 2019, sendo a maior queda em 2021 com 3,2 milhões de assinantes pessoas físicas. 

Isso se deve a popularização de serviços ofertados em redes sociais e aplicativos de mensagem de voz como WhatsApp, Messenger e o direct do Instagram.

Por isso, é importante verificar se o futuro assinante possui preferência por móvel. Para entender melhor, veja algumas desvantagens:

1. Mobilidade: 

Uma das maiores desvantagens é só poder usar aparelho telefônico fixo quando estiver em casa, dificultando o deslocamento. Diferente do que acontece com um smartphone que você pode atender uma ligação na rua e o aparelho móvel cabe na palma da mão.

2. Linha ocupada: 

Se uma pessoa desejar fazer uma ligação e se a linha do telefone fixo estiver ocupada, a ligação dificilmente pode ser retornada, salvo em casos que você possua um aparelho telefônico mais avançado que apareça o contato. 

3. Você pode se comunicar em qualquer lugar: 

Ficou mais fácil falar e enviar áudio pelo celular por meio de redes sociais no aparelho móvel ou pelo computador. 

E agora, qual opção vale a pena?

Em resumo, a escolha de um telefone fixo em vez de um telefone móvel vai depender do perfil do cliente, localização, propósito de uso, estimativa de tempo e deslocamento, e principalmente, planos eficientes das operadoras. 

Todos os modelos trazem benefícios, cabe a cada pessoa avaliar quais motivos optar pelo serviço e escolher a modalidade que mais combina com seu perfil de usuário. 

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário se esse artigo ajudou você a tomar uma decisão imp

Tags:

Redação Multti Clique

Redação Multti Clique

O Multti Clique é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *