contato@comunicabc.com.br

14 de abril, 2024

2

Difícil prototipar um circuito? Aqui você vê passo a passo de como manipular o protoboard

Difícil prototipar um circuito? Aqui você vê passo a passo de como manipular o protoboard

A protoboard ou placa de ensaio são um dos itens mais indispensáveis para a democratização da robótica. Essa categoria da tecnologia é muito importante desde décadas passadas e ainda não perdeu o seu vigor. 

Hoje a robótica já está presente cada vez mais em nossas casas e cotidianos, sendo utilizadas em processos industriais ou como ferramentas domésticas como a famosa Alexa da Amazon. 

Mas hoje iremos aprender mais sobre a robótica em sua forma mais básica: a prototipagem e a manipulação das protoboard. Venha conferir o que é para nunca passar sufoco na hora de manipular a ferramenta!

O que é um protoboard e como funciona?

Uma protoboard ou placa de ensaio é uma placa utilizada para testar componentes utilizados em robótica e em eletrônicos variados. 

A vantagem de uma protoboard é que esse dispositivo não precisa e nem é feito para ser usado de maneira definitiva. Isso significa que você pode conectar e desconectar a vontade de uma protoboard inúmeros circuitos e objetos diferentes. 

Além disso, a protoboard suporta um número imenso de detectores, como detectores de temperatura ou de luz, LEDs, capacitores e microcontroladores como o Arduino. É um objeto muito versátil e uma das peças essenciais na mão de qualquer um que queira aprender robótica.

Como funciona o Protoboard

Uma placa de ensaio só funciona bem quando você tem os equipamentos corretos. Então compre todos em lojas seguras e com um acervo de produtos eletrônicos vastos como a Eletrogate e garanta as melhores peças do mercado com um precinho bacana. 

Uma vez que você tenha os equipamentos necessários, é só conectá-los em uma protoboard, depois basta conectar em uma fonte de alimentação e pronto! Você pode utilizá-la de modo completo.

Para que serve o Protoboard

A placa de ensaio serve para todo tipo de programação. Com ela você pode testar inúmeros projetos diferentes e com um arduíno a coisa fica ainda mais versátil e interessante.

Com um arduíno você pode criar pequenos projetos de robótica como projetos de automação residencial, de vigilância eletrônica, alguns mecanismos para utilizar em ambientes profissionais como medições e até mesmo aparelhos domésticos inteligentes! 

O que não falta para protoboard são usos e versatilidade, a sua única limitação é a criatividade do usuário.

protoboard

Tipos de protoboard

As protoboards tem algumas diferenças circunstanciais que ajudam o programador a realizar alguns protótipos diferentes. Em sua maioria as diferenças são principalmente em tamanho e quantidade de conectores, tanto de energia quanto de conectores para outros eletrônicos que o usuário queira conectar na placa. Sendo assim, as placas se diferenciam em: 

●     Placas de ensaio com 170 conectores;

●     Placas e ensaio com 270 conectores;

●     Placas de ensaio com 830 conectores;

●     Placas de ensaio com 1260 conectores;

●     Placas de ensaio com 1660 conectores;

●     Placas de ensaio com 3220 conectores.

Há também um tipo especial de placa chamada Lego com apenas 25 conectores! A quantidade de conectores varia para aquilo que você precisa projetar no momento.

O que são as placas de ensaio?

E para quem ficou confuso sobre a diferença entre protoboard e placa de ensaio, fique tranquilo, pois não há nenhuma diferença! Ambas são a mesma coisa e o nome placa de ensaio é um sinônimo brasileiro para a palavra protoboard. 

Você já conhecia nossas dicas? Utilize-as para montar seus próprios protótipos em casa e assim criar seus próprios projetos de robótica! Também não deixe de procurar por lojas de referências e líder do mercado, e verificar por si mesmo todos os eletrônicos que citamos no artigo, não irá se arrepender!

Tags:

Redação Multti Clique

Redação Multti Clique

O Multti Clique é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *