contato@comunicabc.com.br

20 de maio, 2024

2

Profilaxia dental: como é feita e quais os seus benefícios?

profilaxia dental

A profilaxia dental é um dos pilares mais importantes para a nossa saúde bucal. Além dos cuidados diários, como escovação e uso do fio dental, é essencial realizar esse procedimento regularmente.

Para isso, lembre-se de contar com um plano de saúde odontológico confiável, como GNDI, que oferece uma ampla gama de serviços voltados para a saúde bucal.

Neste artigo, vamos explorar o que é a profilaxia dental, como ela funciona, qual a sua importância e quando é recomendado realizá-la. Confira!

O que é a profilaxia dental? 

A profilaxia dental é um procedimento odontológico realizado por um dentista, com o objetivo de realizar uma limpeza profunda dos dentes. Esse procedimento é fundamental para a manutenção da saúde bucal e para a prevenção de doenças dentárias.

Durante a profilaxia dental, o dentista utiliza ferramentas especiais para remover a placa bacteriana e o tártaro que se acumulam nos dentes ao longo do tempo. A placa bacteriana contém bactérias que podem causar cáries e doenças. O tártaro, por sua vez, é a placa bacteriana que se acumula nos dentes de forma mais resistente.

A remoção da placa bacteriana e do tártaro é realizada com o uso de instrumentos como raspadores e ultrassom. Após a remoção da placa e do tártaro, os dentes são polidos para remover manchas e sujeiras superficiais, deixando-os com uma aparência mais limpa e brilhante.

A profilaxia dental é recomendada para todas as pessoas, sendo aconselhável realizá-la a cada seis meses, em conjunto com a visita regular ao dentista. No entanto, em alguns casos, o dentista pode recomendar um intervalo de tempo menor, especialmente para pessoas com maior predisposição a doenças bucais.

Quais são os benefícios da profilaxia dental? 

A profilaxia dental oferece uma série de benefícios significativos para a saúde bucal. Aqui estão alguns dos principais benefícios desse procedimento:

Prevenção de doenças dentárias

Essa intervenção ajuda a prevenir o surgimento de cáries, lesões nos dentes causadas pela ação de bactérias. Além disso, ela reduz o risco de desenvolvimento de doenças como a gengivite.

Remoção de placa bacteriana e tártaro

Durante o procedimento, o dentista remove a placa bacteriana e o tártaro dos dentes. Esses depósitos são responsáveis por problemas como mau hálito, manchas nos dentes e inflamação das gengivas.

Saúde das gengivas

Ela contribui para a saúde das gengivas, prevenindo a gengivite e a inflamação gengival. Gengivas saudáveis são fundamentais para manter os dentes firmemente ancorados na boca.

Aparência estética

O procedimento de profilaxia dental envolve a remoção de manchas, sujeiras e pigmentações superficiais nos dentes. Isso resulta em um sorriso mais brilhante e esteticamente agradável.

Prevenção de problemas de saúde sistêmica

Estudos têm mostrado uma relação entre a saúde bucal e a saúde geral do organismo. A profilaxia dental contribui para a prevenção de problemas de saúde sistêmica, como doenças cardíacas, diabetes e complicações na gravidez.

Sensação de frescor e limpeza

Após a profilaxia dental, os dentes ficam limpos, lisos e com uma sensação de frescor. Isso contribui para uma sensação de limpeza e bem-estar na boca.

Agora que você está ciente dos benefícios desse procedimento, não se esqueça de agendar sua próxima consulta com seu dentista e compartilhar esse texto com alguém que possa se beneficiar dessas informações!

Tags:

Redação Multti Clique

Redação Multti Clique

O Multti Clique é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *