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22 de maio, 2024

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Procrastinação – entenda o vício de deixar tudo para a última hora

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Procrastinar, essa palavra bastante conhecida e presente na vida de muitas pessoas ao redor de todo o mundo, a chamada “arte de deixar para o amanhã”. Quantas vezes você já não adiou um trabalho importante para fazer coisas das quais você definitivamente não precisava estar fazendo no momento? Seja para um trabalho escolar ou da faculdade, ou durante o horário de trabalho, nestes momentos, tudo e todas as coisas parecem se tornar mais legais e divertidas do que se sentar e se concentrar no que realmente importa, seja fazer uma grande limpeza em seu quarto que você já está adiando a semanas até passar horas atualizando o feed de uma rede social qualquer, caso você se sinta “representado” por tais situações, então provavelmente você lida com a “arte de deixar para o amanhã” em sua vida.

O que é procrastinação

Procrastinar possui como definição o ato de adiar ou “deixar para amanhã”, não necessariamente todo adiamento de uma tarefa se é ruim, você por exemplo pode decidir que está muito cansado no fim do dia e decide então que irá realizar uma x atividade assim que acordar pela manhã, e então, no outro dia logo ao acordar você realmente realiza a tarefa que adiou, quando isso acontece, não chamamos de procrastinação.

A procrastinação acontece quando você adia cada vez mais suas atividades, sempre na promessa de realizar as mesmas no amanhã, o amanhã chega e você continua jogando a atividade para cada vez mais dias, sem realiza-la ou faze-la apenas quando está quase sem tempo para concluir a mesma.

Legenda: O celular é uma das principais ferramentas utilizadas na hora de procrastinar.

Como identificar a procrastinação?

Bom, identificar um procrastinador não é muito difícil, na verdade, ao ler sobre o que é a procrastinação, você já consegue ter ao menos uma ideia se você se enquadra ou não nesta situação, porém, caso ainda precise de alguns sinais, confira alguns dos principais sintomas de que a procrastinação faz parte de sua rotina, uma vez em que você percebe como esse problema age em seu dia a dia se torna mais fácil saber como parar.

Você usa muito o celular

A maior ferramenta de um procrastinador nato é o smartphone; as opções no aparelho são variadas, redes sociais, envio de mensagens, vídeos no youtube, jogos, entre outros. A pessoa até sabe e compreende que deveria estar focado em outras atividades no momento, porém o entretenimento de ficar no celular acaba sendo mais forte.

Demora para sair da cama

O alarme já despertou e você usa constantemente o modo soneca? Mais uma forma da procrastinação agindo no seu dia, você entende que já está na hora de se levantar e começar o dia, porém, sair da cama remete a cumprir com as obrigações e é muito mais agradável você dar mais alguns cochilos.

É difícil ter foco

A falta de foco acaba sendo um dos sinais mais difíceis de se perceber, nesta situação, o procrastinador acaba por demandar muito tempo em tarefas simples que poderiam ser feitas de forma rápida e tranquila, e, adiam o máximo possível aquelas atividades mais complexas que lhe exigem uma maior concentração e produtividade.

Deixa todas as tarefas para a ultima hora

Existem dias que produzimos mais e outros menos, isso é natural, porém, caso você em todas as situações deixe para realizar suas tarefas apenas quando a data de entrega está próximo, significa que a procrastinação está lhe atingindo.

O que leva uma pessoa a procrastinar?

Ao contrario do que se pensa a procrastinação não significa necessariamente que a pessoa seja apena “preguiçosa”, sintomas fisiológicos e psicológicos podem estar envolvidos para que você sofra com este problema.

Aspectos psicológicos

Procrastinar pode estar ligado a alguns distúrbios mentais como ansiedade e baixa autoestima; em algumas situações a pessoa não entrega uma atividade ou adia ao máximo a entrega da mesma por ter medo de uma possível reprovação.

Aspectos fisiológicos

Nesta situação a procrastinação está ligada ao cérebro (córtex pré-frontal de forma mais especifica) o córtex é a região do cérebro responsável pelo controle de impulsos e foco em seu corpo, uma vez em que o mesmo tenha alguma lesão o individuo poderá sofrer com a procrastinação.

O que fazer para acabar com a procrastinação?

Antes de dar inicio aos passos para uma rotina com menos procrastinação, é necessário entender, você é realmente um procrastinador? As vezes, algumas tarefas acabam sendo adiadas não necessariamente porque você procrastinou, mas sim, teve outras prioridades durante o dia, não conseguiu render como o esperado, teve contratempos durante a produção da atividade, entre outros, é necessário levar em consideração todo o contexto de adiamento da atividade.

Agora, caso você tenha lido todo o artigo até aqui, e realmente consegue aceitar e entender que se enquadra na posição de procrastinador, será necessário alguns pequenos passos e mudanças diárias em sua rotina para eliminar este problema de seu dia, confira algumas dicas.

Pequenas metas

Caso você esteja num nível avançado de procrastinação, criar pequenas metas podem lhe ajudar, metas que vão desde ler durante 5min ao dia, arrumar a cama ao levantar, entre outros; listar pequenas tarefas e as ver sendo concluídos lhe motiva a cumprir com suas obrigações maiores.

Gerencie suas emoções

Não procrastinar não é apenas sobre controle de tempo, saber lidar com sua mente e emoções também é importante, as vezes você não se sente muito animado ou bem para realizar uma atividade, e está tudo bem, apenas não deixe que essas sensações lhe dominem e se torne o motivo clássico para não realizar suas obrigações.

Tenham um ambiente adequado

Você dificilmente conseguira ser produtivo em um ambiente que não lhe favoreça tal apoio, trabalhar, estudar ou realizar qualquer atividade em um ambiente bagunçado, sujo e com muitas distrações é difícil até mesmo para os mais focados.

Organize o local, o deixe o mais limpo e longe de distrações possíveis, conte com entrada de ar, boa iluminação natural e luz artificial, caso seja de seu agrado conte com a aromaterapia, aromas como de gengibre e óleo essencial de hortelã pimenta doterra são ótimos estimulantes para a concentração.

Aplicativos

Que tal alguns aplicativos que lhe auxiliem a manter o foco? Algumas opções são: Focus To-Do; Freedom e Evernote; ambos estão disponíveis para sistema Android e IOS.

Lembre-se que lutar contra a procrastinação pode não ser uma tarefa fácil, e você também não é uma pessoa ruim ou apenas preguiçosa por estar lidando com a mesma, existem diversos fatores externos que podem lhe influenciar a chegar neste estado e com algumas mudanças simples de hábitos, aos poucos, você verá sua rotina se tornando mais organizada e será uma pessoa mais focada e produtiva.

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Redação Multti Clique

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