contato@comunicabc.com.br

14 de abril, 2024

2

Por que o futebol é o esporte mais famoso no Brasil?

esporte futebol

Entenda o que faz com que o esporte seja tão tradicional no país e como as pessoas se conectam de formas diferentes com ele

Se te perguntassem qual é o esporte mais praticado no Brasil, o que você diria? A gente com certeza sabe a resposta para essa pergunta e ela é muito simples, o futebol. O esporte é muito tradicional no país e se tornou um símbolo para muitas crianças que têm o sonho de se tornar um jogador ou jogadora de futebol. Você com certeza já jogou uma partida com a família ou com os amigos.

O esporte é tão popular que vai muito além de jogar, tudo que envolve futebol vira febre entre as pessoas, e como costumam ser itens mais caros, os amantes do esporte estão sempre de olho em chuteiras em promoção e outros artigos relacionados. Mas por que o futebol é tão famoso aqui no Brasil? Estamos aqui para explicar isso.

Abaixo você entende um pouco mais sobre o esporte mais amado do Brasil e como ele faz parte da vida da maioria das pessoas, mesmo que de maneira implícita.

Por que o esporte é tão popular?

Esse caso de amor entre futebol e brasileiros tem muitas explicações, mas a principal é de que se pode jogar futebol em qualquer lugar, no campo, na rua e até mesmo na praia, e o fato de o futebol estar ligado a movimentos sociais faz com que a ligação se torne ainda maior. 

Além disso, a maioria das pessoas se preocupa mais com futebol do que com religião e a maioria dos brasileiros tem algum time do coração. O futebol une pessoas em frente a televisão, faz amigos se encontrarem num bar para assistir um jogo e gera muitas discussões também, e isso é apenas uma parte do que faz ele tão popular. Um exemplo para essa popularidade é que até mesmo quem não acompanha futebol acaba parando para ver uma partida que estiver passando.

Como se popularizou no Brasil?

Estima-se que as raízes do futebol no Brasil se iniciaram durante a segunda metade do século XIX, que foi a época em que a Europa passava pela Revolução Industrial. Era praticado por trabalhadores como uma forma de lazer e eles faziam até mesmo pequenas competições entre si. Podemos dizer que o futebol foi se popularizando através dessas pessoas e é claro que através da elite, que tinha uma visão distorcida do futebol, para que ele fosse apenas de uma parte da sociedade. Isso não impediu o esporte de se tornar famoso nas comunidades e nos campinhos improvisados.

A importância do futebol no Brasil

O futebol não é apenas um esporte popular, a importância dele para os brasileiros é muito grande. Como dissemos acima, muitas pessoas são mais ligadas ao esporte do que a religião, mas vai além disso, o futebol é uma das expressões culturais mais fortes do país. O futebol é uma identidade social, quem ama esse esporte, vive e respira ele, e se engana quem pensa que as arquibancadas são apenas para torcer, manifestações políticas também fazem parte desse conjunto.

Um esporte inclusivo e democrático

Outro motivo para que o futebol seja um esporte tão popular e amado é o fato de ser uma prática inclusiva, já que qualquer pessoa pode jogar sem restrições. Estamos falando aqui de jogos entre amigos num domingo, em que o que importante mesmo é o talento com a bola no pé, isso faz com que pessoas de qualquer idade possam jogar e se divertir. O futebol é democrático exatamente por isso, por poder ser praticado por qualquer um que queira, mulher, homem, criança e quem mais desejar.

Tags:

Redação Multti Clique

Redação Multti Clique

O Multti Clique é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *