Você sabia que morar perto do mar ou mesmo passar um tempo no litoral pode trazer benefícios para a saúde física e mental? O contato com a praia ajuda a diminuir o estresse, incentiva a prática de atividades ao ar livre e ajuda a criar hábitos mais saudáveis.
Passar um tempo no litoral é uma ótima escolha caso você busque mais equilíbrio e qualidade de vida. Estar em lugares com contato com o mar, como imóveis no Rio de Janeiro, na Bahia ou em Santa Catarina, como o Scenarium Brava Norte, pode ser uma excelente maneira de recarregar as energias e se reconectar com a natureza.
Há várias opções disponíveis para cada tipo de pessoa. Você pode escolher um lugar que combine com seu estilo, com atividades para relaxar ou esportes ao ar livre, como caminhadas na areia, natação e até ioga com vista para o mar. A seguir, veja algumas vantagens de morar pertinho da praia.
Os benefícios de viver perto do mar
![Os impactos positivos da vida a beira-mar na saúde física e mental](https://multticlique.com.br/wp-content/uploads/2024/11/mulher-foto-sorridente-1024x682.jpg)
Segundo estudos realizados por pesquisadores de instituições renomadas em parceria com universidades como a de Viena, na Áustria, e Birmingham, no Reino Unido, não há dúvidas: o contato com praias tem influência direta na qualidade de vida.
Os resultados do estudo revelam que principalmente a variedade de exercícios físicos possíveis no litoral já contribui para melhorar a saúde física e mental de quem vive perto do mar.
Os hormônios do bem-estar
Você já se sentiu mais relaxado logo após escutar o mar e colocar os pés na areia? Isso acontece porque o som das ondas, a brisa marítima e a paisagem relaxante do oceano têm um efeito quase imediato na redução do estresse.
Estudos feitos pela Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, apontam que aproveitar momentos ao ar livre em ambientes naturais e expor-se à luz solar é uma forma eficaz de elevar naturalmente os níveis dos hormônios do bem-estar. Já ouviu falar? Veja os três principais.
- Serotonina: o “hormônio da felicidade” ajuda a regular o humor, o sono e a sensação de calma. É liberado ao fazer atividades ao ar livre e tomar sol.
- Dopamina: o “hormônio da recompensa” está relacionado à motivação, prazer e sensação de conquista. Aumenta ao praticar exercícios.
- Endorfina: o “analgésico natural” reduz a dor e melhora o humor. É liberado ao fazer exercícios ou ouvir música.
Já fica bem fácil de entender por que a vida no litoral estimula a produção desses hormônios, não é? E a maior prova disso é o incentivo ao exercício físico.
Prática de atividades físicas no litoral
Caminhadas na areia, corrida, natação, surfe e stand-up paddle estão entre os exercícios populares que você pode escolher. Além de serem excelentes para a saúde cardiovascular e para o fortalecimento dos músculos, essas atividades ajudam a manter o corpo ativo, o que contribui para uma vida mais saudável.
Fazer exercícios não apenas melhora a saúde física, mas também tem um impacto direto no humor e na vitalidade. Atividades praticadas ao ar livre, especialmente próximas ao oceano, tendem a aumentar a liberação de endorfinas — os famosos hormônios da felicidade.
Os benefícios da luz solar
Um fato de conhecimento comum é que a exposição ao sol é essencial para a produção de vitamina D. Mas você conhece os demais benefícios dessa vitamina para o corpo? Ela é fundamental para a saúde dos ossos e para o funcionamento do sistema imunológico. Por isso, aproveitar o sol com moderação é ótimo para a saúde física.
Aproveitar o sol no litoral também tem um impacto positivo no humor. Isso acontece porque a luz solar estimula a produção de serotonina.
Além disso, a exposição ao sol pode melhorar o chamado “ritmo circadiano”, o relógio interno do corpo, promovendo um sono de melhor qualidade.