contato@comunicabc.com.br

14 de abril, 2024

2

Diferenças entre climatizador e ar-condicionado

conforto térmico

Bastante comuns, esses equipamentos são excelentes para promover mais conforto térmico. Entretanto, existem diferenças entre eles que não podem ser ignoradas, especialmente se você deseja acertar em cheio na hora da compra

Com as variações constantes de temperatura, a procura por conforto térmico em ambientes fechados tem crescido mais e mais. Inclusive, existem várias maneiras de garantir que um espaço seja mais fresquinho e agradável. Nessa lista, destacamos o uso correto das cores na decoração e até a inclusão de plantas no local.

De todo modo, os equipamentos próprios para essa finalidade são os mais recomendados da vez. Assim, se você deseja curtir os dias quentes sem preocupação, nada melhor do que descobrir como comprar ar-condicionado e climatizador. Extremamente eficientes e modernos, esses itens podem ser instalados nos mais variados cômodos, oferecendo uma atmosfera mais refrescante para o dia a dia dos usuários.

Entretanto, apesar de parecerem iguais, a verdade é que existem algumas diferenças entre essas opções. E pensando nisso, preparamos um conteúdo exclusivo para te ajudar a acertar em cheio nessa compra. Para descobrir mais, basta acompanhar a nossa leitura e conferir as características de cada versão, além de algumas dicas sobre como aproveitá-las ao máximo. Vamos lá?

Tudo o que você precisa entender sobre o climatizador

Para começar, vamos falar sobre o climatizador — um equipamento com um sistema muito parecido ao do clássico ventilador. A diferença, no entanto, é que esse aparelho possui gelo ou água gelada em seus compartimentos internos.

O líquido, por sua vez, evapora e consegue refrescar muito bem o ar, antes mesmo de ser ventilado. Dependendo da opção escolhida, ainda há a possibilidade de fazer com que o climatizador aqueça o espaço, tornando esta uma alternativa ideal para o ano inteiro.

Eficiência energética

Ao ser comparado ao ar-condicionado, o climatizador tende a consumir menos energia. Consequentemente, esta é uma solução bem mais econômica a longo prazo — contribuindo ainda, para a diminuição das suas despesas mensais.

Custo-benefício

Diferentemente do ar-condicionado, o climatizador não necessita de uma instalação rebuscada. Em outras palavras, você não precisará quebrar paredes ou realizar mudanças consideráveis na estrutura do ambiente.

Fora isso, esse tipo de equipamento apresenta um excelente efeito em cômodos pequenos — de até 30 m², sendo uma ótima saída para quem está em busca de conforto térmico por um baixo investimento.

Tudo o que você precisa entender sobre o ar-condicionado

Até aqui, você já sabe tudo sobre o climatizador. No entanto, chega o momento de aprender também sobre o ar-condicionado.

Basicamente, o equipamento é composto por um sistema de refrigeração semelhante ao de uma geladeira. Funciona assim: o aparelho absorve o calor do ambiente e, em seguida, o transforma em ar gelado. Dessa forma, é possível fazer com que a temperatura do cômodo fique resfriada de acordo com o desejo do usuário.

Esse tipo de ação se dá graças à presença de uma substância de aspecto gasoso, presente no componente. Ao longo do processo, esse elemento é transformado em líquido e, logo, deixa o ar mais frio. Entre os gases mais utilizados para essa finalidade, destacamos o R-410a e o R-22.

Locais para usar

Versátil, o ar-condicionado pode ser instalado em diferentes tipos de ambientes. Contudo, os locais mais indicados para o uso desse equipamento são:

  • Regiões que possuem o clima úmido e temperatura bastante elevada;
  • Cômodos fechados e amplos, como escritórios, salas comerciais ou apartamentos com, ao menos, mais do que três ambientes.

A temperatura

São várias as diferenças entre o climatizador e o ar-condicionado. De todo modo, uma das principais está na potência térmica oferecida por cada opção. Enquanto o climatizador tem como foco somente refrescar e ventilar o cômodo, o ar-condicionado atua para reduzir a temperatura do local, conforme as necessidades dos usuários.

Aliás, caso você queira investir em um aparelho ainda mais poderoso, ressaltamos que alguns modelos de ar-condicionado ainda oferecem outras funções. Purificação do ar, ação antialérgica e a possibilidade de minimizar os focos de mofo do ambiente estão nessa lista. Vale a pena considerar!

Tags:

Redação Multti Clique

Redação Multti Clique

O Multti Clique é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *