contato@comunicabc.com.br

22 de maio, 2024

2

Saiba como estudar durante a residência médica

estudar medicina

Planejamento e organização são a chave para não deixar de estudar

O curso de medicina é um dos mais requisitados do Brasil. Não é à toa que muitos jovens começam a estudar anos antes da conclusão do ensino médio ou recorrem aos cursos preparatórios para ingressar na faculdade.

Após a tão sonhada aprovação, engana-se quem pensa que os estudos diminuem de frequência. Provas semestrais, avaliações práticas, estágio obrigatório e o preparatório para a residência fazem parte da rotina dos futuros médicos. Mas afinal, como estudar durante todas as etapas da carreira? Abaixo, você confere algumas dicas importantes:

Antes de entrar na residência

Cada fase de aprendizado exige um conhecimento diferente e, por consequência, uma preparação diferente também. A fase pré-residência se assimila ao vestibular para alguns estudantes, o que torna o processo árduo, mas ainda familiar. Para passar por essa fase, é importante focar em três pilares: a organização da rotina, a escolha dos temas e o estudo do modelo da prova.

Organizando a rotina

O primeiro passo para iniciar os estudos é organizar a rotina. Determinando os dias e horários em que é possível estudar para a residência, o aluno pode planejar as matérias, as estratégias a serem usadas e criar um plano de estudos mais efetivo.

Escolhendo os temas

A prova de residência é direcionada à especialidade escolhida por cada médico. Sendo assim, é importante focar nos temas mais corriqueiros e cobrados da área escolhida, tendo em mente que eles provavelmente cairão na prova e nem sempre são aprofundados durante a graduação.

Estudando a prova

Estudar o formato da prova pode ser o diferencial para garantir uma aprovação na residência médica. Conversar com colegas que já passaram pela experiência, acessar avaliações de anos anteriores e até mesmo buscar um curso preparatório são algumas das dicas.

Durante a residência

A duração de uma residência médica pode variar entre 2 e 5 anos. Portanto, não é possível abandonar os estudos durante esse período, deixando o aprendizado apenas na prática. Confira duas dicas para conciliar a rotina com os estudos:

Aproveite os profissionais ao máximo

Durante a residência, você terá acesso aos residentes mais experientes e aos médicos já especializados. Aproveite essa oportunidade! Faça perguntas, observe os procedimentos, leia as fichas com atenção e absorva todas as informações possíveis, essa é a hora de aprender.

Anote tudo e se aprofunde nos temas

Após aprender na prática, é importante voltar para as teorias. Anote todas as dúvidas e curiosidades em um caderno, tablet ou o que for mais acessível no dia a dia. Com esses tópicos em mãos, é possível se aprofundar no tema durante os horários destinados ao estudo em casa.

Após o término da residência

Esse não é um assunto tão popular entre os estudantes, mas é importante lembrar que o aprendizado não acaba após a residência médica! É essencial que um bom profissional continue se especializando e se atualizando na área escolhida. Para isso, é possível recorrer a duas alternativas principais:

Congressos e cursos médicos

Os congressos e cursos são um ótimo ambiente para se atualizar sobre os avanços da medicina e manter os estudos em dia. Através deles, o profissional tem a liberdade de escolher os temas, datas e horários que fazem mais sentido com a sua realidade no momento.

Mentoria de novos residentes

A residência, com certeza, é uma das etapas mais importantes na vida profissional de um médico. É nesse momento que o aprendizado teórico da faculdade é aprofundado e colocado em prática.

Após concluir a sua residência, o especialista pode se tornar um mentor das novas equipes que virão. Durante esse processo, além de ensinar novos profissionais é possível aprender e fixar aprendizados importantes da profissão.

Tags:

Redação Multti Clique

Redação Multti Clique

O Multti Clique é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *