contato@comunicabc.com.br

22 de maio, 2024

2

Benefícios de introduzir o inglês na vida das crianças

inglês para crianças

Descubra a importância de ensinar inglês desde cedo

Uma das dúvidas mais comuns dos pais quando o assunto é aprendizado do segundo idioma está em saber qual é o momento certo para começar. Afinal, será que o inglês para crianças deve ser incentivado antes da alfabetização? Ou é melhor começar mais tarde? E como estimular o interesse pelo novo idioma?

Neste artigo, além de sanar as principais dúvidas dos pais sobre o ensino do inglês para crianças, vamos mostrar quais são os benefícios de investir em uma educação bilíngue desde cedo. 

Qual é a melhor idade para colocar a criança no curso de inglês?

Não existe uma regra que estabeleça a melhor idade para que as crianças comecem a estudar inglês. Para quem mora fora do país e tem filhos pequenos, esse contato com dois idiomas — inglês e idioma nativo — acontece diariamente e acaba contribuindo para uma formação bilíngue desde muito cedo.

Desta forma, quanto mais cedo a criança puder ter contato com o novo idioma, melhor. Você pode começar os estímulos em casa, ensinando palavras básicas durante brincadeiras ou por meio de livros. Depois, quando a criança já estiver apta para entrar em um curso, ela pode ser matriculada.

O estímulo cognitivo desde cedo favorece o desenvolvimento integral da criança, portanto, quanto antes ele acontecer, melhor será.

Quais são os benefícios do inglês para o desenvolvimento?

Incentivar o aprendizado de um novo idioma ajuda não só no desenvolvimento da língua, mas de diversas outras habilidades cognitivas e sociais. Os pais devem incentivar esse tipo de aprendizado, criando brincadeiras, lendo livros, associando palavras e imagens, cantando músicas e até incentivando o uso de jogos e aplicativos de aprendizagem de idiomas.

A seguir, listamos alguns benefícios experimentados pelas crianças que são apresentadas ao inglês desde cedo.

Estimula o desenvolvimento cognitivo

O aprendizado de um novo idioma é uma excelente ferramenta de desenvolvimento cognitivo. O contato com novas palavras e pronúncias ajudam a antecipar a consciência metalinguística da criança, ajudam no desenvolvimento de lógica e contribuem para a melhora na concentração e foco.

Por isso, uma criança que aprende inglês têm um arcabouço de ferramentas que vão contribuir em todo o seu desenvolvimento educacional. Por meio das habilidades desenvolvidas no aprendizado do novo idioma, ela terá mais facilidade de concentração, habilidades de comunicação verbal e foco.

O aprendizado é mais fácil

Os primeiros anos de vida são os mais intensos quanto ao desenvolvimento do cérebro. É por isso que o aprendizado nesse período é muito mais rápido e fácil. A infância é o melhor período da vida para fixar conceitos de gramática, portanto, o aprendizado de um segundo idioma na infância é muito mais fácil.

Flexibilidade

Outro benefício de começar o inglês durante a infância é que a criança que tem contato com um novo idioma, torna-se mais flexível a ter abertura para novas experiências. O inglês acaba sendo uma porta de entrada para o mundo, pois a criança percebe que existem outras culturas, outras formas de comunicação e outras maneiras de experimentar a vida.

Incentiva a sociabilidade

Expor uma criança a outro idioma desde cedo, principalmente em cursos, incentiva a sociabilidade. O processo de aprendizagem, quando desenvolvido com outras crianças, contribui para que ela se torne mais sociável e mais interessada em se comunicar e realizar trocas.

Amplia o acesso a outros idiomas

Poucas pessoas citam esse benefício, mas ele é muito importante, principalmente a longo prazo. De uma forma geral, crianças que começam a aprender o inglês desde cedo, passam a ter mais interesse a entrar em contato com outros idiomas.

A formação no segundo idioma é uma porta de entrada para aprender a fazer associações com outras línguas e usar as experiências fonéticas para se interessar pelo aprendizado de outras línguas.

Incentiva a construção do futuro

Aprender inglês é imprescindível, todo mundo já sabe disso. E quanto antes os pais incentivarem os filhos a começarem os estudos, mais fácil será a adaptação. Jovens que começaram a estudar idiomas desde muito pequenos têm mais interesse e facilidade em procurar cursos, programas de ensino e intercâmbios fora do país.

Conforme os pais começarem a incentivar e ensinar o novo idioma, maiores são as chances da criança aproveitar esse conhecimento para o seu desenvolvimento cognitivo, pessoal e futura formação profissional.

Tags:

Redação Multti Clique

Redação Multti Clique

O Multti Clique é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *