Da prensa francesa ao café de cápsulas, as opções variam de acordo com o gosto e o estilo de vida do consumidor
Aceita um cafezinho? Se você vive no Brasil, com certeza ouve essa frase com certa frequência. Ao acordar, após o almoço, no lanche da tarde ou no meio do expediente, o café faz parte do dia a dia e se tornou uma das bebidas mais apreciadas pelos brasileiros.
Se a bebida é uma unanimidade, o modo de prepará-la pode variar (e muito)! Há quem prefira fazer o café no coador clássico, quem utiliza a cafeteira italiana e quem não abre mão dos cafés de cápsula. No fim, não existe um modo certo de fazer, mas sim o que combina com o seu gosto e estilo de vida.
Quais são os principais tipos de cafeteira?

Quando falamos em preparo de café, falamos também em tipos de cafeteira. Abaixo, você conhece as principais opções e suas características mais marcantes.
Cafeteira italiana
A cafeteira italiana é composta de três partes: base, filtro e parte superior. Seu estilo de montagem permite que o café seja preparado por meio da pressão e do vapor de água, conservando o sabor. O principal benefício desse preparo é o gosto forte e intenso da bebida.
Prensa francesa
A prensa francesa é outro modelo de cafeteira muito utilizado por quem busca um sabor mais intenso da bebida. O utensílio permite que você faça a bebida de forma manual através do processo de infusão. O resultado é um café mais intenso e encorpado.
Cafeteira elétrica
A cafeteira elétrica é um modelo mais simples em comparação aos cafés de cápsula, mas ainda consegue trazer muita praticidade e um ótimo custo-benefício. O eletrodoméstico prepara a bebida com rapidez, derramando a água quente no pó e alocando o café na jarra. O sabor pode variar muito de acordo com o pó escolhido.
Cafeteira de filtro
Sem dúvida, este é um dos tipos de cafeteira mais comuns de se encontrar. A cafeteira de filtro apresenta um funcionamento bem semelhante aos clássicos coadores de café. Nessa máquina, existe um filtro, normalmente feito em inox, no qual o café é passado. Uma vez pronto, ele será encorpado e manterá todos os aromas e sabores do pó escolhido.
Cafeteira de cápsula
A cafeteira de cápsula é um dos modelos mais populares da atualidade, principalmente pela sua praticidade e pelo leque de sabores a serem escolhidos. Seu funcionamento é bem simples: basta ligar a máquina, posicionar a cápsula e aguardar até que a bebida fique pronta. O sabor será diretamente determinado pela escolha da cápsula.
Como escolher a cafeteira ideal?

Depois de conhecer os principais tipos de cafeteiras e as suas características mais marcantes, é bem comum que surja a dúvida: afinal, qual delas é ideal para mim? A resposta, no entanto, pode variar!
Não há como dizer que um modelo é melhor que outro. Na verdade, eles possuem particularidades que se adequam a diferentes gostos e necessidades. Para saber qual mais combina com você, é importante considerar três pontos.
Praticidade
Você é o tipo de pessoa que prepara o café pela manhã na correria para já sair para o trabalho? Então, modelos que exigem um tempo maior de preparo, como a prensa francesa, podem não estar alinhadas ao seu perfil. Antes de comprar sua máquina, é importante levar esse quesito em consideração.
Sabor
Quando o assunto é o sabor do café, o tipo de pó, o grão ou a cápsula têm muita influência. Apesar disso, a cafeteira também exerce seu papel intensificando ou atenuando esses sabores. Se você gosta de um café mais forte, pode considerar a cafeteira de filtro, a italiana ou a prensa francesa como favoritas.
Quantidade
Na sua casa, só você bebe café? A quantidade de pessoas e o nível de consumo devem ser considerados na escolha da cafeteira. Se você precisa fazer muitas xícaras por dia, por exemplo, a cafeteira de cápsula pode não ser o modelo com melhor custo-benefício.
Conclusão
Independentemente de qual cafeteira você escolha, o importante é que ela complemente o seu estilo de vida e realce o sabor do seu café da maneira que você mais aprecia. Cada método tem suas particularidades e pode transformar a experiência de tomar um café em algo ainda mais especial.
Seja pela praticidade da cafeteira de cápsula, a intensidade da prensa francesa ou o sabor encorpado da cafeteira italiana, todas têm algo a oferecer para os amantes de café. O melhor café é aquele que se adapta ao seu gosto e à sua rotina, proporcionando prazer em cada xícara.