contato@comunicabc.com.br

22 de maio, 2024

2

Quais são as principais classificações dos medicamentos?

classificações dos medicamentos

Compreender a classificação dos medicamentos é essencial para garantir o seu uso adequado e evitar acidentes, além de fazer o tratamento corretamente. Há aqueles que podem ser comprados sem receita, enquanto outros só são vendidos conforme a dosagem a ser utilizada.

Além disso, pode ser necessário fazer diluição de medicações essenciais, enquanto outras podem ser ingeridas ou aplicadas em seu estado natural. Entenda mais sobre as classificações dos medicamentos e quais são os mais conhecidos em cada uma delas:

Anti-inflamatórios

São medicamentos prescritos com o intuito de reduzir a dor e a inflamação. Podem ser esteroides, como a dexametasona e medicamentos usados no tratamento do lúpus e artrite, não esteroides, como o ibuprofeno ou COXIBs, que agem inibindo a ação da enzima COX-2.

Anti-histamínicos

São indicados no caso de alergias e podem ser tópicos ou ingeridos por via oral. Seu objetivo é bloquear a ação da histamina e reduzir o processo alérgico. A loratadina, indicada para a rinite alérgica, é um exemplo de anti-histamínico.

Analgésicos e antipiréticos

São remédios indicados para tratar a dor e a febre. Não precisam de receitas para serem comprados e, normalmente, são ministrados por via oral. O paracetamol é um exemplo, assim como a dipirona. O ácido acetilsalicílico também é considerado um analgésico e antipirético.

Antiácidos

Recomendados para neutralizar a acidez estomacal, são usados no caso de refluxo ou para aliviar a indigestão. Podem ser comprados sem receita e a ingestão deve ser feita conforme orientação da bula. O omeprazol é o exemplo mais conhecido, assim como o pantoprazol.

Anticoagulantes

Tem o objetivo de prevenir a coagulação do sangue, então são indicados para o tratamento da trombose. Requer prescrição médica e acompanhamento durante o uso, já que uma simples dor de cabeça pode gerar um sangramento.

Antieméticos

Indicados nos casos de náuseas e vômitos, são tomados por via oral ou aplicados via endovenosa. Na versão oral, podem ser utilizados no dia a dia, no caso dos enjoos matinais da gravidez. Já por via endovenosa, são aplicados antes da quimioterapia.

Antifúngicos

Encontrados tanto em versão oral quanto tópica, são recomendados para o tratamento das infecções fúngicas. O fluconazol é o exemplo mais conhecido. São vendidos sem receita, porém, é recomendado consultar o médico para entender a dosagem e o tempo de uso do medicamento.

Antibióticos

Vendidos apenas com prescrição médica e com apreensão da receita pela farmácia, por isso é necessário receber duas vias do médico. São passados quando há a presença de uma infecção causada por bactérias e devem ser tomados seguindo à risca a bula e a receita.

Broncodilatadores

Indicados nos casos de asma e DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), seu principal objetivo é abrir as vias aéreas dos pulmões e facilitar a respiração.

Corticoides

Tratam as inflamações no corpo e podem ser indicados em conjunto com os analgésicos e anti-inflamatórios. Também faz parte do tratamento da asma e de doenças autoimunes.

Diuréticos

Medicações recomendadas no tratamento da hipertensão e de edemas. Sua principal função é estimular a eliminação de líquidos e de sal por meio da urina.

Psiquiátricos

Encontrados com tarja vermelha ou preta, são medicamentos vendidos apenas com prescrição médica e visam tratar questões como depressão, ansiedade e outras doenças que afetam a mente.

Sedativos

Utilizados com o intuito de sedar e causar relaxamento. Sua principal função é deprimir a atividade do sistema nervoso central, produzir sonolência ou facilitar o início do sono.

Vasodilatadores

Recomendados para diminuir a pressão arterial por meio da dilatação dos vasos sanguíneos, além de aumentar o fluxo sanguíneo.

Vasopressores

Têm a função contrária à dos vasodilatadores. Visam aumentar a pressão arterial e são usados em casos como o choque séptico. 

Tags:

Redação Multti Clique

Redação Multti Clique

O Multti Clique é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *