A missão de educar crianças nem sempre é fácil. Não basta escolher uma boa escola ou creche, é preciso estimular o aprendizado também em casa, incentivando o seu desenvolvimento de forma saudável e lúdica. Criar um espaço adequado para o aprendizado em casa é uma das maneiras de facilitar o processo para os pequenos e para os responsáveis.
Livros, brinquedos educativos, desenhos para colorir, quadros de avisos, jogos lúdicos… Não existe regra na hora de compor o ambiente, mas é preciso ficar atento e não perder o foco no aprendizado. Abaixo, você confere algumas dicas para criar um espaço de aprendizagem para as crianças em casa.
Escolha móveis adequados para crianças
O primeiro passo para ter um espaço adequado é pensar nos móveis. Esse detalhe costuma passar despercebido, mas é preciso se lembrar de que crianças menores apresentam dificuldade para usar mobílias de adultos.
Um bom exemplo disso são as mesas e cadeiras. Uma criança pequena não consegue subir em uma cadeira para adulto sozinha, por ser muito alta. Além do desconforto e da falta de autonomia, esses móveis podem causar quedas e acidentes durante o uso. Por isso, invista em móveis adequados para os pequenos.
Abuse de materiais educativos
Foi-se o tempo em que os materiais educativos eram sinônimo de algo chato para as crianças. Hoje, é possível encontrar diversos recursos lúdicos e divertidos que estimulam o aprendizado durante brincadeiras ou atividades mais descontraídas. Livros e jogos educativos são um exemplo disso.
Biblioteca de livros
Montar uma pequena biblioteca no espaço de aprendizado pode ajudar a estimular o hábito da leitura nos pequenos. Diferentemente do ambiente da escola, em casa eles podem escolher o que irão ler, e os pais podem fazer uma seleção prévia com os livros mais adequados para a faixa etária e o gosto pessoal da criança.
Jogos educativos
Os jogos fazem parte da realidade da geração Z e podem ser usados para estimular o aprendizado. A dica para os pais é selecionar jogos de tabuleiro ou até mesmo jogos eletrônicos educativos e disponibilizar no espaço. Assim, a criança aprende enquanto se diverte.
Não se esqueça dos recursos visuais
As crianças, principalmente nos primeiros anos de vida, ainda estão aprendendo a explorar o mundo. Esse é um dos motivos pelos quais elas gostam tanto de formas, cores e recursos visuais. Então, por que não usá-los a seu favor na hora de montar um ambiente de aprendizado?
Quadro de avisos
O quadro de avisos é uma forma simples de estimular a criatividade das crianças. Ele nada mais é do que uma espécie de lousa, onde é possível escrever, desenhar, brincar e depois apagar tudo para começar novamente. Não se esqueça de instalar o quadro em uma altura adequada para os pequenos.
Área para projetos criativos
Independentemente da geração, crianças são crianças e gostam de pintar, desenhar e se divertir. Para estimular esse lado mais criativo, a dica é fazer uma área para esses projetos com itens como papel, lápis de cor, giz de cera e desenhos para pintura.
Aproveite o espaço para incentivar a organização
Além de estimular o aprendizado e o desenvolvimento das crianças, o espaço kids em casa também pode ser um meio de ensinar tarefas importantes para o dia a dia. A organização, por exemplo, pode ser inserida na rotina de forma leve, ensinando os pequenos desde o início que é preciso zelar pelo próprio espaço.
A dica para os pais é criar um ritual diário de organização. Estabeleça um horário no fim do dia, após todas as brincadeiras e atividades, e chame as crianças para ajudar na organização. Elas podem recolher itens, guardar os desenhos ou organizar a mesa. Cabe ao responsável entender o que é mais adequado para cada idade.