Encontrar uma nova moradia, organizar os itens pessoais, lidar com toda a papelada, levar os móveis, reorganizar tudo… Mudar de casa não é uma tarefa simples e envolve diversas etapas inevitáveis. Apesar disso, é possível facilitar a mudança, diminuindo os imprevistos e o estresse durante essa transição.
Com esse objetivo, algumas pessoas buscam por itens que ajudam na organização: caixas plásticas, etiquetadoras e embalagens plásticas fazem parte da lista. Se você precisa fazer uma mudança residencial, confira as dicas abaixo para manter a organização e facilitar esse processo:
Crie listas
As listas são uma das melhores alternativas para se organizar. Durante uma mudança residencial, não é diferente! Listando tarefas, itens e prioridades, é possível ter uma visão mais clara do processo, evitando aquela bagunça que surge inevitavelmente após o início da mudança.
A dica é fazer ao menos 4 listas: uma de serviços que precisam ser contratados, outra de itens importantes que não podem ser esquecidos, mais uma com objetos que precisarão ser comprados em breve e uma última com as etapas necessárias para fazer a mudança completa. Organizando tudo isso previamente, fica mais fácil evitar os imprevistos.
Organize seus itens durante o processo de embalagem
Quem nunca se deparou com um objeto que nem lembrava que existia na hora de organizar um armário ou móvel da casa? Durante a mudança, isso acontece com todos os cômodos! Por isso, é importante avaliar a necessidade dos itens ainda na casa antiga, enquanto tudo está sendo embalado.
Seguindo essa estratégia, é possível descartar objetos que não têm mais utilidade ou doar aquilo que não faz sentido apenas para a sua realidade. Essa pequena etapa ajuda a reduzir os objetos que serão transportados apenas para ficarem guardados no fundo do guarda-roupa.
Embale os itens por cômodo
O que é mais fluido e rápido: guardar todos os itens por cômodo ou andar pela casa e completar as caixas destinadas à mudança? A resposta parece óbvia, mas nem sempre isso é avaliado durante o processo de encaixotar os objetos. Uma organização otimizada pode ajudar a economizar minutos e até horas durante a mudança.
A dica é separar as caixas por cômodos, tendo o cuidado de embalar objetos frágeis com plástico bolha e colocar os itens mais pesados no fundo, para não danificar os demais. Dessa forma, você conseguirá manter o cômodo organizado dentro de uma caixa.
Use etiquetas nas caixas
Roupas, itens decorativos, móveis desmontados, livros, fotos, itens de escritório, toalhas… Os mais diversos objetos são embalados durante a mudança, rendendo dezenas de caixas ao fim do processo. Esse volume pode fazer com que você se confunda na hora de abrir ou localizar uma caixa.
A melhor estratégia para evitar essa confusão é etiquetar as caixas. Dessa maneira, é possível identificar o interior sem precisar abrir unidade por unidade quando a mudança for concluída.
Contrate o serviço de mudança com antecedência
Parte do processo de mudança é responsabilidade dos moradores: fazer listas, guardar itens e organizar as caixas. Entretanto, o transporte nem sempre pode ser feito de forma independente, principalmente quando móveis e itens maiores entram na mudança.
Para garantir que tudo seja transportado de forma segura e no prazo desejado, a dica é contratar um serviço de mudança quanto antes. A antecedência garante a data escolhida e permite que você busque por diferentes orçamentos antes de fechar o serviço.
Programe-se para organizar o novo lar
Tão importante quanto organizar as caixas e os objetos antes da mudança, é se programar para desfazer a mudança de forma ordenada e otimizada, economizando tempo e energia no processo.
Seguindo todas as dicas acima, você pode guardar as caixas por cômodo, começando a desencaixotar os espaços prioritários como banheiro, quarto e cozinha. Desse modo, mesmo que não seja possível organizar tudo no mesmo dia, o espaço se mantém ordenado e funcional!