contato@comunicabc.com.br

20 de maio, 2024

2

Como evitar alergias e assaduras na pele dos bebês

assaduras na pele dos bebês

Alta sensibilidade da pele predispõe o aparecimento desse tipo de problema dermatológico em bebês.

A pele é um órgão externo que age como uma espécie de barreira contra agentes infecciosos, ferimentos, poluição, exposição ao calor ou ao frio etc. No entanto, em relação aos bebês, exatamente por estarem em fase de desenvolvimento, essa parte do corpo acaba sendo muito mais suscetível a problemas dermatológicos.

O surgimento de assaduras e alergias de pele acaba sendo muito mais comum nos pequenos, causando preocupação principalmente em mães e pais de primeira viagem. A boa notícia é que cuidados relativamente simples, como o uso de  pomadas específicas, roupas e toalha de algodão, é possível resolver o problema.

Como na maioria dos casos, aqui também cabe a máxima do “prevenir é melhor que remediar”. Por isso, vamos mostrar tanto o que devemos fazer para evitar o surgimento desse tipo de problema dermatológico no bebê quanto o que fazer quando ele estiver sofrendo com assaduras ou alergia.

O que causa assaduras e alergias no  bebê?

Estima-se que aproximadamente 60% dos bebês sejam afetados, em alguma medida, com assaduras durante os 12 primeiros meses de vida. Isso acontece, como já foi dito anteriormente, pela maior sensibilidade da pele, mas também por outros fatores, como má higienização e trocas de fralda.

Por ainda não terem condições de ir ao banheiro desacompanhados, os bebês precisam usar fraldas. Estas, por sua vez, acabam criando um ambiente quente e úmido na região genital, no bumbum e na virilha da criança, sem falar do atrito entre a pele e a própria fralda.

Aliado a isso, a limpeza incorreta das partes íntimas — que deve ser feita de cima para baixo, evitando que resíduos fecais sejam trazidos para as genitálias do neném —, o acúmulo de pomada, a falta de secagem da pele e longos períodos em contato com a fralda suja/úmida predispõem as temíveis assaduras.

Apesar de serem parecidas, assadura não é sinônimo de alergia. Este problema está muito mais ligado ao uso de materiais químicos em determinados tipos de fralda, sendo bem mais incomum. A alergia costuma ser resolvida, por exemplo, com a adoção de fraldas hipoalergênicas e produtos neutros e próprios para bebês.

Prevenção e cuidados contra assaduras e alergias

Para prevenir o desenvolvimento de assaduras na pele do bebê, é importante manter uma rotina de higiene contínua, fazendo trocas de fraldas a cada 3 horas ou todas as vezes que elas estiverem sujas. Essa troca deve ser acompanhada de uma higienização correta, sem jamais deixar a pele úmida.

Por isso, é melhor usar paninhos e toalhas de algodão para secar, deixando os lenços umedecidos para serem usados apenas quando você estiver com seu bebê fora de casa. O uso de talco e amido de milho, apesar do uso popular, deve ser suspenso, pois tais agentes podem agravar o quadro dermatológico da criança.

Jamais utilize produtos que não sejam devidamente prescritos para o público infantil ou que contenham álcool na composição, dando preferência a produtos específicos para os bebês, que são hipoalergênicos e de formulação neutra. Se possível, deixe a criança sem fralda por algum tempo para que a pele possa “respirar” livremente.

O uso de roupas com tecidos mais transpiráveis, como o algodão e o linho, deve ser priorizado, ao passo que os tecidos sintéticos devem ser evitados. Caso o bebê apresente irritação e vermelhidão na pele — em especial, nas dobrinhas —, é preciso intervir em todos esses cuidados com cremes e pomadas contra assaduras.

Se o problema for alérgico, os cremes e pomadas devem ter componentes específicos, como dexametasona ou hidrocortisona 1%; já se for de assadura, os produtos devem conter óxido de zinco. Em caso de dúvida ou ainda se os ferimentos não se resolverem com todos esses cuidados, procure imediatamente um pediatra.

Tags:

Redação Multti Clique

Redação Multti Clique

O Multti Clique é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *