contato@comunicabc.com.br

19 de maio, 2024

2

Roupas de cama: como cuidar e ter ótimas horas de descanso!

roupas de cama

Se há uma coisa que todas as pessoas têm em comum é aquele desejo de tomar um banho relaxante e se deitar naquela cama confortável, com roupas de cama limpas e cheirosas, não é mesmo?

Mas é frustrante passar horas tão revigorantes do dia com lençóis e fronhas manchados, sujos ou com um cheiro ruim. Com certeza, as manhãs não vão começar bem!

Por isso, é fundamental cuidar do enxoval de cama com carinho e os cuidados não se limitam à lavagem das roupas de cama, mas também à secagem, a forma de passar e até a forma de guardar.

E como podemos conservar as roupas de cama? Vamos falar de ações simples que vão tornar as suas horas de sono ainda mais reconfortantes! 

Lavar roupas de cama corretamente é questão de conforto e de saúde!

Além das manchas, odores e da sujeira, a higienização de roupa de cama tem um inimigo invisível: os ácaros – microrganismos que vivem em ambientes úmidos e escuros como os quartos.

Os lugares preferidos deles são os tecidos das peças de cama, onde se alimentam das escamas da renovação da nossa pele durante o sono. Eles são responsáveis por provocar doenças respiratórias graves: asma, bronquite e a rinite alérgica. 

Portanto, a primeira preocupação deve ser com a lavagem de roupa de cama

Mantenha as roupas de cama sempre limpas

Costumamos cometer alguns erros quando gostamos muito de ficar em uma cama aconchegante e que devem ser evitados para preservar roupas de cama e evitar processos pesados de lavagem e danos aos tecidos.

  • Não leve alimentos e bebidas para a cama;
  • Retire toda a maquiagem antes de deitar-se, de preferência com um banho;
  • Restrinja o uso de produtos terapêuticos ao mínimo necessário;
  • Mantenha os quartos arejados e com luminosidade natural durante o dia.

Controle a frequência de lavagem das roupas de cama

Controle a frequência de lavagem da roupa de cama com inspeções visuais e de odores e ao menor sinal de sujeira e cheiros estranhos, coloque-a para lavar. Assim você evita manchas e sujeiras difíceis de sair.

Tenha vários jogos de roupas de cama

O ideal é que as roupas de cama sejam lavadas semanalmente nas épocas quentes e, no máximo, quinzenalmente nas épocas frias. Para isso, tenha vários jogos de cama para garantir a qualidade de todas as peças sem lavar em excesso. 

Passar roupas de cama requer muitos cuidados!

Uma dica antes de passar lençol e fronhas é não deixar que as roupas secam demais no varal, para conservarem uma umidade mínima que vai ajudar a deslizar o ferro nos tecidos. 

Por outro lado, não retire as peças úmidas demais, principalmente se for guardar para passar depois – o que é mais comum – para não atrair fungos e mau cheiro. Tomados os dois cuidados, devemos seguir outras dicas:

  • Siga as instruções das etiquetas sobre temperatura e tempo;
  • Comece a passar lençol pelas bordas para facilitar a dobragem no final;
  • As fronhas devem ser passadas abertas e depois dobradas.

Você pode usar a essência também nas peças de cama que estão sendo usadas, incluindo cobertores, mantas e edredons – duas borrifadas em cada peça são suficientes para renovar o frescor delas!

Guardar roupas de cama também exige atenção

Alguns detalhes fazem toda a diferença para conservar mais as roupas de cama na hora de guardar, principalmente com as peças mais pesadas e em épocas frias.

  • Guarde as peças sempre no final da pilha, seja em armário ou gaveta, para que você use sempre aquelas que foram lavadas há mais tempo e faça o rodízio de todas;
  • Evite colocar as peças mais pesadas sobre as mais leves;
  • Guarde edredons, mantas e cobertores em locais separados de fronhas e lençóis;
  • Nas épocas quentes, coloque as peças pesadas para respirar mensalmente para evitar que elas fiquem com mau cheiro. Basta retirar das gavetas e deixar em local arejado e longe do sol. 

Mantenha o frescor de roupas de cama guardadas

Você pode criar uma mistura aromatizante e borrifar nas peças para combater odores de roupa guardada. Basta seguir o passo a passo.

  • Meio litro de água;
  • Cinco gotas do óleo essencial preferido;
  • Uma colher de chá de amaciante;
  • Faça uma mistura, coloque no borrifador e bastam duas borrifadas.

Isso vai reforçar o cheiro de roupa limpa!

Como podemos ver, cuidar das roupas de cama corretamente exige uma série de cuidados e pontos de atenção na lavagem, na secagem e na passadoria para ter lençóis e fronhas sempre bonitos e cheirosos.

Nem sempre temos o tempo necessário para essas tarefas, além da incerteza se elas foram feitas corretamente – muitas vezes, só descobrimos na hora de nos jogarmos na cama! 

Portanto, a melhor escolha para ter os resultados ideais é contratar uma lavanderia de roupas de cama como a BonaSecco. Ela trabalha com todos os melhores métodos de higienização e entrega suas peças de cama limpas, macias e cheirosas.

Conheça a unidade mais próxima da BonaSecco na sua região e veja como ela pode garantir a saúde, o bem-estar e o conforto tão desejados nas horas de descanso!

Tags:

Redação Multti Clique

Redação Multti Clique

O Multti Clique é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *