Se há uma coisa que todas as pessoas têm em comum é aquele desejo de tomar um banho relaxante e se deitar naquela cama confortável, com roupas de cama limpas e cheirosas, não é mesmo?
Mas é frustrante passar horas tão revigorantes do dia com lençóis e fronhas manchados, sujos ou com um cheiro ruim. Com certeza, as manhãs não vão começar bem!
Por isso, é fundamental cuidar do enxoval de cama com carinho e os cuidados não se limitam à lavagem das roupas de cama, mas também à secagem, a forma de passar e até a forma de guardar.
E como podemos conservar as roupas de cama? Vamos falar de ações simples que vão tornar as suas horas de sono ainda mais reconfortantes!
Lavar roupas de cama corretamente é questão de conforto e de saúde!
Além das manchas, odores e da sujeira, a higienização de roupa de cama tem um inimigo invisível: os ácaros – microrganismos que vivem em ambientes úmidos e escuros como os quartos.
Os lugares preferidos deles são os tecidos das peças de cama, onde se alimentam das escamas da renovação da nossa pele durante o sono. Eles são responsáveis por provocar doenças respiratórias graves: asma, bronquite e a rinite alérgica.
Portanto, a primeira preocupação deve ser com a lavagem de roupa de cama.
Mantenha as roupas de cama sempre limpas
Costumamos cometer alguns erros quando gostamos muito de ficar em uma cama aconchegante e que devem ser evitados para preservar roupas de cama e evitar processos pesados de lavagem e danos aos tecidos.
- Não leve alimentos e bebidas para a cama;
- Retire toda a maquiagem antes de deitar-se, de preferência com um banho;
- Restrinja o uso de produtos terapêuticos ao mínimo necessário;
- Mantenha os quartos arejados e com luminosidade natural durante o dia.
Controle a frequência de lavagem das roupas de cama
Controle a frequência de lavagem da roupa de cama com inspeções visuais e de odores e ao menor sinal de sujeira e cheiros estranhos, coloque-a para lavar. Assim você evita manchas e sujeiras difíceis de sair.
Tenha vários jogos de roupas de cama
O ideal é que as roupas de cama sejam lavadas semanalmente nas épocas quentes e, no máximo, quinzenalmente nas épocas frias. Para isso, tenha vários jogos de cama para garantir a qualidade de todas as peças sem lavar em excesso.
Passar roupas de cama requer muitos cuidados!
Uma dica antes de passar lençol e fronhas é não deixar que as roupas secam demais no varal, para conservarem uma umidade mínima que vai ajudar a deslizar o ferro nos tecidos.
Por outro lado, não retire as peças úmidas demais, principalmente se for guardar para passar depois – o que é mais comum – para não atrair fungos e mau cheiro. Tomados os dois cuidados, devemos seguir outras dicas:
- Siga as instruções das etiquetas sobre temperatura e tempo;
- Comece a passar lençol pelas bordas para facilitar a dobragem no final;
- As fronhas devem ser passadas abertas e depois dobradas.
Você pode usar a essência também nas peças de cama que estão sendo usadas, incluindo cobertores, mantas e edredons – duas borrifadas em cada peça são suficientes para renovar o frescor delas!
Guardar roupas de cama também exige atenção
Alguns detalhes fazem toda a diferença para conservar mais as roupas de cama na hora de guardar, principalmente com as peças mais pesadas e em épocas frias.
- Guarde as peças sempre no final da pilha, seja em armário ou gaveta, para que você use sempre aquelas que foram lavadas há mais tempo e faça o rodízio de todas;
- Evite colocar as peças mais pesadas sobre as mais leves;
- Guarde edredons, mantas e cobertores em locais separados de fronhas e lençóis;
- Nas épocas quentes, coloque as peças pesadas para respirar mensalmente para evitar que elas fiquem com mau cheiro. Basta retirar das gavetas e deixar em local arejado e longe do sol.
Mantenha o frescor de roupas de cama guardadas
Você pode criar uma mistura aromatizante e borrifar nas peças para combater odores de roupa guardada. Basta seguir o passo a passo.
- Meio litro de água;
- Cinco gotas do óleo essencial preferido;
- Uma colher de chá de amaciante;
- Faça uma mistura, coloque no borrifador e bastam duas borrifadas.
Isso vai reforçar o cheiro de roupa limpa!
Como podemos ver, cuidar das roupas de cama corretamente exige uma série de cuidados e pontos de atenção na lavagem, na secagem e na passadoria para ter lençóis e fronhas sempre bonitos e cheirosos.
Nem sempre temos o tempo necessário para essas tarefas, além da incerteza se elas foram feitas corretamente – muitas vezes, só descobrimos na hora de nos jogarmos na cama!
Portanto, a melhor escolha para ter os resultados ideais é contratar uma lavanderia de roupas de cama como a BonaSecco. Ela trabalha com todos os melhores métodos de higienização e entrega suas peças de cama limpas, macias e cheirosas.
Conheça a unidade mais próxima da BonaSecco na sua região e veja como ela pode garantir a saúde, o bem-estar e o conforto tão desejados nas horas de descanso!