contato@comunicabc.com.br

22 de maio, 2024

2

9 atitudes típicas dos cães e seus significados

atitudes comuns em cães

Ter um cães em casa significa ganhar um companheiro fiel para todos os momentos. Por mais que não saibam falar, esses espertos animais têm atitudes que sinalizam o que desejam e se estão felizes (ou não) com alguma situação.

Inclusive, é preciso tomar muito cuidado para não estimular comportamentos negativos. Se estiver em um passeio e seu cão começar a puxar, isso indica que ele quer estar no comando e ditar o ritmo, por isso, a escolha da coleira certa te ajuda a treiná-lo.

Mas vale comentar que não são apenas durante os passeios que os cães apresentam atitudes comuns de seu dia a dia. Veja outras questões e o que elas significam:

1.   Lamber o tutor

Uma atitude muito gostosa que expressa seu carinho pelo tutor. Se seu cão te lambe, ele está mostrando o quanto você é especial para ele. Também pode ser um sinal de curiosidade. Ele reconhece seu cheiro de longe, mas quer confirmar se é você mesmo, então, lambe.

2.   Mordidinhas frequentes

Mordidinhas acontecem durante as brincadeiras, é uma forma de comunicação, de pedir o brinquedo de volta ou recuperar a atenção do dono. No entanto, é preciso se atentar para ser delicado. Se ele morde por medo ou com mais força, o comportamento não deve ser reforçado.

3.   Inclinar-se sobre as patas da frente

A famosa saudação com o bumbum levantado. Quase todos os donos de cães acham muito fofo esse momento e até brincam que o pet está fazendo ioga. Na verdade, ele está realmente te saudando e convidando para uma brincadeira. Se for o segundo caso, além do rabo abanando, logo em seguida ele pula ou bate as patas animadamente no chão.

4.   Seguir pela casa

Você já notou que parece ter uma sombra canina te seguindo para todos os lados? O comportamento tem um lado normal, que é o instinto de ficar perto da família, de quem ele gosta, mas, se você deixá-lo sozinho e ele se recusar, ficar chorando ou uivando, aí há motivos para se preocupar. Afinal, tal comportamento indica carência e até dependência exagerada do dono.

5.   Orelhas levantadas e inclinadas para frente

As orelhas dos cães falam muito por eles, por isso, é interessante sempre prestar atenção a sua posição. Se estiverem levantadas e inclinadas para frente, seu amigo está atento e prestando atenção, muitas vezes estudando algo novo apresentado para ele.

6.   Latidos

A comunicação mais conhecida dos cães nem sempre quer dizer que ele está vendo algo desconhecido. Latidos espaçados demonstram que seu pet quer alguma coisa, pode ser água, comida ou até mesmo atenção. Se ele late e rosna, está desconfiado de/com algo diferente e se late sem parar, mas sem rosnar, está prestes a atacar.

7.   Cauda abanando

A cauda dos cães expressa muitas de suas emoções. Quando está abanando animada e rapidamente, indica que ele está feliz. Ainda assim, eles também abanam o rabo ao encontrarem com outros pets, pois liberam um hormônio para analisar se serão aceitos pelo companheiro canino. Rabo abanando mais para a esquerda indica ansiedade e mais para a direita que ele está relaxado.

8.   Olhar nos olhos

Os cães gostam de serem olhados nos olhos, então, você pode, sim, dedicar alguns segundos para fazer isso com seu pet. Para eles significa o mesmo que receber um carinho, um olhar sincero de admiração. Gera uma descarga de hormônios positiva e ele se sente tão satisfeito quanto ao ganhar um carinho.

9.   Ficar do seu lado se você está triste

Diferente do que você pensa, seu cão não consegue detectar seus sentimentos, mas ele nota sua linguagem corporal. Quando você está triste, tende a ficar mais curvado, andar devagar e expressar em seu rosto essa emoção. É isso que seu pet percebe e ele fica ao seu lado para dar e receber carinho, já que você está mais suscetível a dar atenção para ele.

Tags:

Redação Multti Clique

Redação Multti Clique

O Multti Clique é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *