contato@comunicabc.com.br

19 de maio, 2024

2

Não consegue emitir o CRLV? Veja o que fazer

emitindo CRLV

Problema tem sido enfrentado por diversos condutores, mesmo estando com os documentos em dia. Saiba como proceder.

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, ou simplesmente CRLV, é um documento obrigatório para todos os proprietários de veículos automotores terrestres. Ele é emitido anualmente pelo Detran e comprova que o veículo está em dia com as taxas e impostos devidos, bem como com a revisão técnica (vistoria).

Para emitir o CRLV, atualmente há 2 opções. Na forma tradicional, o proprietário do veículo deve comparecer a um posto do Detran do seu estado, munido do Certificado de Registro do Veículo (CRV), de um documento pessoal (RG ou CNH) e de comprovante de endereço atualizado.

Além disso, é necessário pagar a taxa de emissão do documento, que varia de estado para estado e também é emitida anualmente. Após a apresentação dos documentos e do pagamento da taxa, o CRLV será emitido e entregue ao proprietário do veículo. Outra opção é realizar o processo através do aplicativo e emitir o licenciamento digital.

É de suma importância fazer a renovação do documento dentro do prazo estabelecido pelo Detran, pois caso contrário o veículo poderá ser apreendido e por isso, vamos mostrar com detalhes neste artigo sobre como emitir o CRLV e o que fazer caso você tenha problemas para emiti-lo.

Passo a passo para gerar seu CRLV

O CRLV é o único documento capaz de comprovar que o veículo está registrado e licenciado para circular nas vias públicas, uma vez que ele fornece informações importantes sobre o veículo, como o número do chassi e da placa.

Para emitir o CRLV, é preciso seguir alguns passos:

  1. Primeiro, é preciso verificar se o veículo está em dia com as taxas e impostos, como o IPVA. Se o veículo não estiver com os impostos devidamente quitados (exceto no estado do Rio de Janeiro), não será possível emitir o CRLV.
  2. Depois, é preciso comparecer a um Detran para solicitar a emissão do documento. É importante levar consigo o documento do veículo (CRLV ou CRV), o documento do proprietário do veículo e um comprovante de residência.

Lembrando que o procedimento de emissão do CRLV pode ser feito de forma presencial ou online. Para emitir o documento online, é preciso acessar o site do Detran e seguir as instruções. Após seguir todos os passos acima, o licenciamento será enviado para o endereço informado pelo proprietário do veículo.

Embora o processo de emissão do documento seja simples, é importante lembrar que ele deve ser renovado anualmente. Quando o licenciamento está prestes a expirar, o proprietário do veículo costuma receber uma notificação do Detran.

Como proceder quando não conseguir gerar o licenciamento digital?

Muitos condutores vêm enfrentando problemas para emitir o licenciamento digital, mesmo tendo quitado todos os impostos e isso tem acontecido devido a alguns fatores, tais como:

  • Em primeiro lugar, é necessário aguardar que o banco compense o pagamento dos impostos, uma vez que o Detran solicita um prazo de até 20 dias para que o documento fique disponível no aplicativo oficial do órgão;
  • Outro fator que pode estar gerando erro no momento da emissão do documento online é o tipo de combustível utilizado. Se você possui um veículo que utilize GNV, é de suma importância verificar se o Certificado de Segurança Veicular (CSV) foi gerado no ano corrente. Caso não tenha sido, é necessário fazer a regularização;
  • Outra dica dada pelo departamento estadual de trânsito é atualizar o aplicativo na sua loja virtual, uma vez que muitos condutores não estão conseguindo emitir a CRLV por estar utilizando uma versão antiga da aplicação.

Tags:

Redação Multti Clique

Redação Multti Clique

O Multti Clique é um portal que traz as principais artigos e noticias para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *