Durante a gravidez e o puerpério, muitas transformações acontecem no corpo da mulher. E não estamos falando apenas do formato da barriga, mas também de alterações na pele e no cabelo.
O surgimento do melasma, por exemplo, é uma das principais preocupações das gestantes, principalmente quem deseja uniformizar a pele. Isso porque 75% das grávidas podem apresentar essa condição, que é marcada pelo surgimento de manchas amarronzadas no rosto.
Outro ponto é a queda de cabelo, muito comum no pós-parto. A quantidade de fios que se soltam pode deixar as novas mamães preocupadas. As alterações hormonais que acontecem durante a gestação e nos primeiros meses do período pós-parto são as grandes responsáveis por essas mudanças.
Quer saber mais? Continue a leitura para se aprofundar no assunto e confira também algumas dicas para se cuidar durante essa fase de grandes transformações físicas e mentais.
5 cuidados importantes na gestação para pele e cabelo
1. Sempre ele: o filtro solar
Graças ao aumento de alguns hormônios durante a gestação, é comum acontecer a hiperpigmentação em algumas áreas do corpo. A pele pode tornar-se mais escura nos mamilos, nas axilas, na virilha, no períneo, entre outras.
O surgimento de manchas no rosto tem chances de aumentar também. Por isso, a proteção solar é indispensável, mesmo em dias nublados ou dentro de casa. O melasma pode surgir durante a gravidez por questões hormonais e genéticas ou por conta da exposição solar sem proteção.
Depois da gestação, se as manchas continuarem, é possível recorrer a procedimentos como lasers específicos ou ativos clareadores.
Atenção: durante a gestação, muitas substâncias são contraindicadas. Portanto, é fundamental conversar com o seu médico e ler a bula antes de usar qualquer medicamento ou produto na pele e no cabelo.
2. As temidas espinhas
A acne pode surgir na gravidez em mulheres que já tinham ou não o problema antes de engravidar. Elas são resultado das alterações hormonais típicas da gestação, mas também podem indicar um aumento na oleosidade da pele.
A solução é lavar bem o rosto com sabonete específico para o seu tipo de pele e com substâncias liberadas para gestantes. Após a limpeza, é indicado também hidratar a pele. Depois do parto, se a acne persistir ou houver cicatrizes, é possível realizar tratamentos específicos com bons resultados.
Sempre consulte um médico, pois substâncias como o ácido salicílico são contraindicadas na gestação.
3. E as estrias?
Se você teme o surgimento das estrias durante a gestação, busque reforçar a hidratação da pele, principalmente a região da barriga, do culote e das coxas.
Existem cremes específicos para gestantes que buscam prevenir ou tratar as estrias. Consulte seu dermatologista para encontrar o produto apropriado para você. Cremes à base de uréia, por exemplo, não são recomendados nessa fase.
4. O cabelo no pós-parto
A queda de cabelo no pós-parto é frequente para quase todas as mulheres, sendo que algumas desenvolvem um quadro mais acentuado e prolongado.
É importante manter os exames de sangue em dia e uma dieta equilibrada, rica em fontes de ferro, zinco, cobre e vitamina B6, importantes para a saúde e o crescimento dos fios.
5. Cuidado com as substâncias usadas
Nem todos os produtos e procedimentos podem ser feitos durante a gestação, e outros também são incompatíveis com a fase da amamentação.
Ácidos abrasivos, como ácido retinóico, devem ser evitados durante os 9 meses, por exemplo, enquanto substâncias naturais, como manteigas vegetais, óleo de amêndoas e ácido hialurônico são substâncias que podem ser indicadas.
É fundamental sempre contar com o aval do seu médico para qualquer procedimento, produto ou medicação durante a gravidez e a amamentação.
Agora você já sabe como cuidar melhor da pele e do cabelo durante a gestação, então é só colocar as dicas em prática. O autocuidado pode proporcionar mais bem-estar para curtir uma gravidez tranquila, o que, certamente, fará bem para a mamãe e o bebê. Aproveite!