Veja instruções e aprenda macetes para acertar na pintura de paredes logo na primeira tentativa
Pintar as paredes da sua casa pode ser uma tarefa emocionante e gratificante, mas se você é um iniciante, torna-se um desafio assustador. Quando vemos um profissional pintando com tanta segurança e agilidade nos movimentos, parece ser algo simples e fácil de fazer. Porém, não é bem por aí.
A primeira pintura de paredes de toda pessoa é cheia de trapalhadas, borrões e muita sujeira no ambiente. Mas, seguindo algumas instruções e descobrindo macetes, pode ser uma atividade muito prazerosa e você ainda consegue explorar estilos, como cimento queimado ou pintura bicolor, por exemplo.
Para ajudar você e muitos outro(as) pintores(as) iniciantes, montamos dois guias rápidos: um com 10 dicas para os aventureiros de primeira viagem na pintura de paredes, que vai desde a escolha das cores até os retoques, e outro para preparar as paredes que estão somente rebocadas. Confira!
10 dicas para obter um ótimo resultado na pintura de paredes
1 – Escolha as cores com cuidado
Pense nas cores que deseja para cada ambiente. Considere a iluminação e o clima que você pretende criar. Compre amostras de tinta e teste pequenas áreas antes de fazer a escolha final.
2 – Prepare o ambiente
Antes de começar, retire todos os móveis e objetos que possam atrapalhar a pintura. Cubra o chão com lonas ou plástico para evitar respingos acidentais de tinta.
3 – Prepare as paredes
Certifique-se de que as paredes estejam limpas e livres de imperfeições. Preencha buracos e rachaduras com massa corrida e lixe as áreas ásperas.
4 – Use fita adesiva
Aplique fita adesiva de pintura ao longo das bordas de paredes, rodapés e molduras para criar linhas limpas e evitar que a tinta escorra para áreas indesejadas.
5 – Invista em ferramentas de qualidade
Use pincéis, rolos e bandejas de pintura de boa qualidade para um resultado mais suave e uniforme.
6 – Pratique a técnica de corte
A técnica de corte envolve pintar cuidadosamente as áreas próximas a cantos e bordas com um pincel antes de usar o rolo. Isso ajuda a criar uma linha nítida entre as cores.
7- Aplique a tinta em camadas finas
Ao pintar, evite sobrecarregar o rolo ou pincel com tinta. Aplique camadas finas e uniformes para evitar que o produto escorra ou respingue por todo o ambiente.
8 – Mantenha uma boa ventilação
Certifique-se de que o ambiente esteja bem ventilado enquanto pinta. Essa medida auxilia a reduzir os odores de tinta, acelera o tempo de secagem e melhora a qualidade do resultado.
9 – Respeite os tempos de secagem
Siga as instruções da lata de tinta para os tempos de secagem entre as camadas. Tentar pintar sobre tinta úmida pode resultar em aparência e efeito irregulares.
10 – Faça retoques finais
Após a pintura principal, faça retoques finais para corrigir imperfeições e garantir que tudo esteja perfeito. Isso inclui pintar as áreas próximas às fitas adesivas com um pincel menor.
Guia rápido: preparação de paredes somente rebocadas
Se as paredes estiverem apenas rebocadas, é necessário deixá-las adequadas para receberem a tinta, pois será impossível obter um resultado satisfatório somente com a pintura.
Para preparar as paredes que estão somente no reboco, você precisa concluir as três etapas a seguir:
1ª Etapa – Preparação das superfícies
O primeiro passo envolve a preparação das paredes para receber o selador.
Para isso, é fundamental realizar uma lixagem adequada. Então, utilize lixas médias (220 ou 240) para superfícies firmes e sem excesso de reboco e lixas mais grossas (80 ou 100) para áreas com acabamento menos refinado.
2ª Etapa – Aplicação do selador
Comece abrindo o produto e misturando-o cuidadosamente até obter uma consistência uniforme. Em seguida, despeje quantidade suficiente do selador em uma bandeja de aplicação. Utilize um rolo de lã com largura de 23 cm e aplique o selador na parede, efetuando movimentos uniformes de “sobe e desce”.
Aguarde o tempo de secagem recomendado e, em seguida, aplique uma segunda demão de selador.
3ª Etapa – Revestimento com massa corrida
Nesta fase, além da massa corrida, você precisará de uma desempenadeira de aço e uma espátula plástica específica para a colocação da massa.
Aplique a massa com a desempenadeira, reservando a espátula para os cantos. Aguarde o período de secagem de 3 a 4 horas. Depois, lixe toda a superfície para nivelá-la e, se necessário, faça correções em pequenos buracos colocando, com a espátula, uma pequena quantidade de massa.
Após concluir a aplicação e quando a massa estiver completamente seca, passe uma demão de selador sobre ela. Com isso, suas paredes estarão prontas para receber a camada de tinta.